Manifestação critica decisões do governo

Você

Manifestação critica decisões do governo

No Dia do Estudante, alunos aderem aos protestos dos servidores públicos do RS

Vale do Taquari

Vale do Taquari – O parcelamento dos salários e o sucateamento das instituições públicas motivam estudantes a promover um dia de protesto. Alunos, professores e funcionários de 14 escolas da região fazem caminhada pelas ruas centrais de Lajeado hoje. A manifestação começa às 10h, em frente ao Colégio Presidente Castelo Branco.

Crédito: Estevão Heisler/ArquivoTambém confirmaram participação servidores da Polícia Civil, familiares de policiais militares e agentes da Susepe. Integrante da diretoria do Cpers/Sindicato, Luzia Herrmann, realça os objetivos dos protestos.

Segundo ela, as temáticas da mobilização vão além do parcelamento. Abrangem o não pagamento do piso aos professores, o plano de carreira dos servidores e a falta de políticas públicas estruturantes.

A sindicalista critica as isenções fiscais concedidas pelo governo. De acordo com Luzia, isso impacta no caixa do RS, fazendo com que a população tenha de arcar com essas medidas. “São cerca de R$ 7 bilhões que o Estado deixa de arrecadar. É preciso buscar outra fonte, sem penalizar a comunidade.”

Na avaliação dela, as paralisações como a de hoje são uma preparação para a assembleia do dia 18. Na ocasião, o funcionalismo debaterá a possibilidade de greve geral nas repartições públicas estaduais. “É um problema de má gestão. Não é só culpa do atual governador. Entendemos que o ajuste é necessário. Mas têm algumas áreas que são prioritárias e não devem sofrer cortes.”

Também estão agendadas manifestações em outras cidades, como Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Paverama.

Segunda parcela

O Piratini pode antecipar o pagamento da segunda parcela dos salários. A confirmação depende da entrada de dinheiro do ICMS. Caso o total arrecadado seja suficiente para depositar mais R$ 1 mil aos servidores.

Após o pagamento dessa parcela, 71% dos servidores estarão com o salário quitado. O restante terá de aguardar a integralidade dos vencimentos até o dia 25. Na semana retrasada, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, havia estipulado o dia 13 como data limite para o depósito.

Atos pela região

Estrela – Servidores, estudantes e moradores se reúnem na Praça Menna Barreto às 10h. Integrantes das seis escolas do município foram convidados. Munidos de cartazes, fazem passeata até a rua Júlio de Castilhos, seguem para o calçadão e de lá se dirigem para a sede da Coordenadoria Regional de Educação.

Lajeado – Estima-se que integrantes de 14 escolas participem da passeata. Também são esperados funcionários públicos da segurança. Alunos, professores e servidores de outros órgãos, como da Polícia Civil e Brigada Militar, se encontram em frente do Colégio Castelo Branco, às 10h.

Paverama (Teutônia) – Moradores de ambas cidades fariam juntos passeata de manhã, em Teutônia. Mas a escola Reynaldo Augustin, de Teutônia, protelou a manifestação para o dia 17. Então, alunos e professores do colégio estadual de Paverama decidiram fazer uma caminhada pelas ruas centrais do município. A atividade começa às 10h15min em frente à instituição. São esperadas 250 pessoas.

Taquari – Em virtude das comemorações em alusão ao Dia do Estudante, as escolas do município pretendem postegar a mobilização para amanhã. Hoje são enviadas correspondências aos pais, informando da proposta.

Cruzeiro do Sul – No quarto período da manhã, das 10h20min às 11h, estudantes da escola João de Deus fazem trabalhos de reflexão sobre cidadania. As atividades ocorrem em sala. Grêmio estudantil pede aos alunos para se vestirem de preto, em protesto às ações do Estado.

Bom Retiro do Sul – A escola Jacob Arnt promove debate com os estudantes nas salas de aula. Nessas atividades, são confeccionados cartazes e textos. Os materiais ficarão expostos no ambiente escolar. Trabalhos também serão divulgados nas redes sociais. Para marcar a data, ocorrem jogos de integração.

Acompanhe
nossas
redes sociais