Moradores pedem redutores em avenida

Você

Moradores pedem redutores em avenida

Acidente com cinco feridos na Alberto Müller alerta para o excesso de velocidade

Lajeado

Lajeado – Um acidente na madrugada de segunda-feira, 3, retoma as discussões sobre o excesso de velocidade na av. Alberto Müller, no bairro Alto do Parque. Dois carros colidiram por volta das 3h na esquina da via com a rua Artur Bernardes.

Crédito: Anderson LopesCinco pessoas ficaram feridas e foi necessário uso de um desencarcerador para remover algumas delas. A colisão envolveu um Corsa com placas de Bom Retiro do Sul e um Fiesta com placas de Lajeado. Segundo o registro, o Fiesta seguia pela Artur Bernardes e cruzou a preferencial na avenida, sendo atingido pelo Corsa.

Morador da esquina onde aconteceu o acidente, Arquides Giovanella afirma ter testemunhado diversas colisões no local. Segundo ele, a situação se agravou após o asfaltamento da via, finalizado no ano passado. “Se tornou uma pista de corrida. Por sorte, até hoje não houve nenhuma morte.”

Conforme Giovanella, a maioria dos acidentes acontece nos cruzamentos com a Artur Bernardes e com a Washington Luis. Considera que a única solução para reduzir os casos é a instalação de quebra-molas. “Hoje temos que cuidar ao sair de casa para evitar acidentes.”

O morador reclama do processo que definiu a pavimentação da avenida. Segundo ele, a maioria dos vizinhos foi contrária à colocação de asfalto. “A aprovação ocorreu em uma assembleia realizada longe do bairro”, garante.

Morados da rua Artur Bernardes faz 26 anos, Lindor Fracalossi já presenciou inúmeras colisões na esquina com a Alberto Müller, mesmo antes da aplicação do asfalto. Segundo ele, o principal pedido da comunidade é por redutores de velocidade. Relata casos em que motociclistas ficaram gravemente feridos.

Para Hilário Schmitz, que mora faz 14 anos no bairro, além do excesso de velocidade na avenida, a distração dos motoristas que seguem pela Artur Bernardes contribui para os acidentes. “A via é preferencial e mão única até cruzar com a Alberto Müller”, ressalta.

Segundo Schmitz, os moradores de Lajeado estão acostumados com a mudança na preferencial, mas motoristas de fora acabam cruzando reto pela avenida.

Administração estuda medidas

O secretário de Governo, Auri Heissler, afirma que a administração realiza estudos para definir medidas que possam conter o excesso de velocidade. “Vamos definir o tipo de intervenção e os locais adequados para as instalações”, assegura.

Segundo o secretário, o número de acidentes registrados no local não é alarmante, mas o grande fluxo de veículos torna a via perigosa. Entre as propostas que agradam o governo, está a instalação de faixas elevadas. “Por enquanto descartamos a instalação de sinaleiras.”

Investimento de R$ 2,2 mi

Iniciadas em julho do ano passado, as obras de asfaltamento das avenidas Alberto Müller e Parque do Imigrante custaram R$ 2,2 milhões aos cofres públicos.

Além do asfalto, foi construído um quilômetro de ciclovia sobre os canteiros centrais, no trecho entre a BR-386 e a rua Antônio de Souza Neto, nas proximidades do Centro Esportivo da Univates.

Na época em que a obra foi realizada, o Departamento de Trânsito indicou a instalação de redutores de velocidade em trechos da via.

Acompanhe
nossas
redes sociais