Executivo retira canteiro para otimizar fluxo na av. Benjamim

Você

Executivo retira canteiro para otimizar fluxo na av. Benjamim

Obras dependem de uma licença para a retirada de 48 coqueiros

Lajeado

Lajeado – O Executivo retira o canteiro central da av. Benjamin Constant, no bairro Florestal, para facilitar a passagem de dois veículos em cada sentido. Em determinados locais, a falta de espaço prejudica o fluxo. Pela proposta, serão instalados tachões para separar as vias. O ganho é de cerca de 50 centímetros.

Crédito: Leonardo HeislerUm estudo de viabilidade técnica e ambiental é realizado para permitir a retirada dos 48 coqueiros nos canteiros. Eles devem ser transplantados no Parque Municipal de Eventos, no bairro São Bento.

Um poste de madeira que sustenta uma câmera de videomonitoramento, sobre o canteiro, também será retirado. Os trabalhos devem começar nesta semana. De acordo com o secretário de Governo, Auri Heisser, o Departamento de Trânsito também irá melhorar a sinalização na avenida.

De acordo com o secretário de Obras, Adi Cerutti, a retirada dos canteiros pode começar hoje, em meio às obras de recuperação do asfalto, com três centímetros de reperfilagem e outros cinco centímetros de camada asfáltica. “Vamos aproveitar para retirar o concreto do canteiro e logo colocar a camada de asfalto”, diz.

Ontem, o município colocou a camada asfáltica entre a rua Pinheiro Machado até o Banrisul, no sentido Florestal/Centro. A via do outro sentido já foi concluída até o presídio.

Obras continuam hoje

O Departamento de Trânsito pede aos motoristas para buscarem vias alternativas assim que retomadas as obras. Com isso, evitam-se congestionamentos e transtornos nos horários de mais movimento.

O recapeamento é feito com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao investimento de quase R$ 1,4 milhão. No trecho restante com asfalto da av. Benjamin Constant, entre a rua Tiradentes e a Praça do Chafariz, os buracos serão tapados. O trajeto compreende 1,8 quilômetro.

O convênio inclui a colocação de nova camada asfáltica na avenida Senador Alberto Pasqualini, entre a esquina com a rua Arthur Bernardes e a rótula da Univates, no bairro São Cristóvão. O trecho tem 525 metros de extensão.

Proibição de estacionamento é boato

O secretário Heisser desmente a informação de que o município pretende restringir o estacionamento em um dos sentidos da avenida, nos próximos dias. “São boatos”, diz. De acordo com ele, a medida é cogitada dentro de um estudo de planejamento de mobilidade urbana a longo prazo. “Só vai ser efetivada a partir de uma real necessidade. Hoje não há.”

Em 2014, o município proibiu o estacionamento na av. Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão, do viaduto da BR-386 até a rótula da Univates. Apesar de protestos de alguns comerciantes, o investimento ampliou o espaço para os veículos e melhorou o fluxo.

Acompanhe
nossas
redes sociais