Começa domingo um dos maiores amadores do RS

Você

Começa domingo um dos maiores amadores do RS

Competição regional organizada pela Aslivata completa 30 anos. Participam cerca de dois mil atletas, representando 80 times em três categorias – aspirante, titular e veterano.

CCR-aviso-ponte

A bola começa a rolar em 12 municípios a partir deste domingo. Organizado pela Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi integrará mais de dois mil atletas da região. Eles representam 41 clubes, com 80 times nas três categorias – 35 na aspirante, 35 na titular e dez na veterano.

02Na semana passada, dezenas de dirigentes, atletas e admiradores do futebol amador participaram do lançamento da competição, em Teutônia. Durante o evento, o presidente da Aslivata Volnei Kochhann enalteceu a importância do campeonato para a integração das comunidades. “É um dos maiores campeonatos amadores do estado.”

Até o mês de dezembro, 364 partidas serão realizadas aos domingos pelas três categorias. Os jogos da categoria veterano ocorrem às 10h. Aspirantes entram em campo às 13h30min, enquanto atletas da titular jogam às 15h30min (veja box com primeira rodada).

Fórmula de disputa

Na categoria titular, as 35 equipes estão divididas em cinco chaves com sete times em cada. Durante a fase classificatórias, as equipes se confrontam dentro dos grupos. Avançam as seis melhores. O sistema da categoria aspirante é idêntico.

Em ambas as categorias, os clubes com melhor campanha jogam por dois empates. Em caso de uma vitória e uma derrota (independentemente do saldo), o classificado será definido nas penalidades. Quem tiver a melhor disciplina leva o segundo jogo para casa.

Pela categoria veterano, os dez clubes foram divididos em dois grupos. Na fase inicial, as equipes se confrontam em turno e returno dentro dos grupos. Passam à semifinal as quatro melhores de cada chave.

Atual campeão busca o tri

No início da década de 1990, o EC Brasil, de Marques de Souza, fez história conquistando três campeonatos regionais consecutivos. Desde então, nenhuma equipe conseguiu vencer duas edições seguidas. Buscando quebrar este tabu, o União Carneiros, atual campeão, inicia neste domingo a busca pelo tricampeonato do Regional, o segundo em sequência.

Para o treinador Sírio Pereira Duarte, o motivo do tabu ainda existir é a qualidade das equipes. Segundo ele, todos os anos, surgem novos times e jogadores, emparelhando a competição. Garante que o União entra no Regional disposto a fazer história. “Vamos trabalhar forte para isso, mas sempre respeitando os adversários.”

Do elenco campeão no ano passado, a equipe perdeu cinco destaques: Rafinha Rizzi, Leandro Felício, Tiago Selbach, Lucas Selbach e Mano Modelo. Em seus lugares, entram: Fabiano Ferreira, o “Cotona”, Roque Heckler, Diego Siqueira, Jean Both, Tomaz Lopes, Diogo Ristoff, Ruimar Kunzel e Gui Pereira.

Curiosidades

* Dos 42 participantes do Regional no ano passado, 23 permaneceram para a edição 2015. Entre as ausências, está a do atual campeão, União Santo André, de Lajeado.

* Há probabilidade de o Vale do Taquari conhecer um novo campeão regional em 2015. Dos 17 detentores de títulos da Aslivata, apenas cinco participam da edição deste ano. Trata-se dos tricampeões Rui Barbosa (Arroio do Meio) e União Campestre (Lajeado), bicampeões União Carneiros (Lajeado) e Esperança (Teutônia), além do Riograndense (Imigrante), campeão em 2006.

* Seis equipes participam pela primeira vez de campeonatos regionais: Juventude (Brochier), Seiva do Mate (Guaporé), Assespe (Venâncio Aires), Nova Berlim (Canudos do Vale), Dois Lajeados (Dois Lajeados) e Amigos (Arroio do Meio).

* Lajeado é o município com maior número de títulos no Regional (oito). Na sequência, aparece Teutônia (seis), Arroio do Meio (cinco) e Venâncio Aires (quatro).

* Gaúcho, de Teutônia, é a equipe que chegou mais vezes à final. Foram cinco decisões, com a conquista de três títulos (1987, 1989 e 2009). Neste ano, a agremiação não disputa o Regional.

* Juventude, de Venâncio Aires, e Rui Barbosa, de Arroio do Meio, chegaram à final quatro vezes. Esperança (Teutônia) e União Campestre (Lajeado) foram finalistas três vezes.

* Outra equipe que chegou a três decisões foi o Sete de Setembro (Arroio do Meio). A agremiação perdeu as decisões de 1987 (Gaúcho), 1993 (Brasil) e 2007 (União Carneiros).

* Quatro equipes são tricampeãs da Aslivata. É o caso do Gaúcho (Teutônia), Rui Barbosa (Arroio do Meio), União Campestre (Lajeado) e Brasil (Marques de Souza). O clube marquesousenze foi o único a conseguir os três títulos seguidos (1991, 1992 e 1993).

* Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia foram as cidades que mais vezes tiveram representantes na final. Lajeado esteve em 11 decisões. Arroio do Meio e Teutônia, em nove.

* Somente em três edições, dois clubes da mesma cidade decidiram a taça. Em 1995, São Cristóvão venceu o Olarias. Em 2008, o União Campestre conquistou a taça sobre o Ser São Cristóvão e, em 2010, o Santo André ganhou do União Carneiros na decisão.

Acompanhe
nossas
redes sociais