Jornada do Sorvete atrai 200 empresários

Você

Jornada do Sorvete atrai 200 empresários

Evento ocorre hoje e amanhã. Setor otimiza produção para acompanhar mudanças

Lajeado – Indústrias sorveteiras ampliam a oferta de produtos e ganham prateleiras dos mercados. Hoje e amanhã, cerca de 200 empresários da Região Sul se encontram na 16ª Jornada do Sorvete, no Weiand Hotel, para apresentar novidades no setor e buscar qualificação.

Crédito: DivulgaçãoEmpresários investem para otimizar a produção e lançar produtos mais acessíveis. Economista chefe da Fiergs, André de Nunes será um dos cinco palestrantes. Ele abordará os desafios do setor no cenário econômico atual.

Para o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Daniel Greve, Lajeado se tornou polo de produção de sorvete no RS. “O fato de a associação ser criada aqui evidencia isso”.

De acordo com Greve, o setor está em constante crescimento, apesar da redução industrial. “Vamos continuar a investir, mas investir certo, com cautela”, afirma.

É preciso inovar de forma constante, diz. “Não se passa um ano sem diversos lançamentos.”

Para o empresário Nilson Gemelli, de Lajeado, algumas indústrias percebem a necessidade de vender produtos de menor valor agregado e eliminar ineficiências na produção, frente ao endividamento familiar. “A indústria precisa reduzir custos, eliminar ineficiências de produção. É preciso inovar os produtos, mas menores e mais baratos.”

Palestras

A programação do evento terá cinco palestras. As apresentações abordarão temas como: cenário econômico, tendências, elaboração de sorvetes, tratamento de efluentes das indústrias e apresentação da história de sucesso das empresas Las Paletitas e Açaí Mais Sabor.

Os assuntos serão explanados por profissionais de atuação nacional e internacional. Além do economista Nunes, estarão presentes a pesquisadora Darlila Aparecida Gallina, o engenheiro de alimentos Hernan Elia, a engenheira química Luciana Costa Teixeira e o empresário Wanderson Lamoia Nogueira.

Uma novidade desta edição é a parceria entre a Agagel e CTR, fornecedora de carrocerias frigoríficas. A empresa sorteará um baú sorveteiro para os associados durante o jantar de encerramento, amanhã.

O ingresso custa R$ 140. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da associação, por meio do (51) 3347-8744 ou do agagel@agagel.com.br

Crescimento

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o consumo de sorvete cresceu 80,2% de 2005 a 2014. O Rio Grande do Sul tem participação tem 400 indústrias de fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis, conforme consta na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Empresas familiares almejam novos mercados. O empresário Astor Weiss amplia produção da sua empresa, fundada há 12 anos. Em 2016, inaugura uma fábrica de 450 metros quadrados no Distrito Industrial de Lajeado. O novo espaço demandará mais funcionários, e viabilizará a venda para outras regiões do estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais