Município tem mais de um acidente por dia

Você

Município tem mais de um acidente por dia

Desde janeiro, houve 258 colisões nas vias municipais e na ERS-128. Três morreram

CCR-aviso-ponte

Teutônia – A recorrência de acidentes de trânsito na área central causa apreensão da comunidade. Desde janeiro, foram registrados 215 casos nas vias municipais e outros 43 no trecho da ERS-128 (Via Láctea). Ao todo, três pessoas morreram. A imprudência e a alta de atenção dos condutores, associadas ao crescimento de 80% da frota de veículos nos últimos dez anos, são apontadas como principais responsáveis.

Crédito: Estevão HeislerO índice supera um acidente por dia. De acordo com a Brigada Militar (BM), a maioria dos casos envolve abalroamento. Tal situação ocorre de forma mais comum em cruzamentos de ruas, quando um veículo colide na lateral do outro. Entre os bairros, o Canabarro totaliza o maior número de registros policiais.

Exemplo disso aconteceu na quarta-feira à tarde em Languiru. Por volta das 15h, dois carros se acidentaram na esquina das ruas Major Bandeira e Três de Outubro. Pouco mais de 15 minutos depois, outros dois automóveis se chocaram na rua Major Bandeira, nas proximidades do Centro Comunitário Martin Luther.

A necessidade de ajustes no trânsito da cidade é debatida de forma recorrente na câmara de vereadores. No início deste mês, Hélio Brandão da Silva (PTB) cobrou medidas urgentes por parte da administração municipal ao criticar que nada é feito para amenizar o problema.

O parlamentar convocou ainda integrantes da Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) para discutir alternativas com o Legislativo e debater ações conjuntas. Para o presidente do grupo, tenente Marco Antônio Franck, o vereador deve buscar tal diálogo com o Executivo. “O conselho é formado para sugerir mudanças ao governo e não tem poder de decisão.”

De acordo com Franck, a grande maioria dos acidentes é motivada por culpa dos motoristas, seja por desatenção ou excesso de velocidade. Neste sentido, acredita que a melhor opção para reduzir o número de casos seria punir de forma severa os infratores. “Já tentamos de todas as maneiras buscar uma solução para isso.”

Maior punição

Como exemplo, o presidente do conselho cita as seguidas campanhas de conscientização, realizadas de forma anual e há mais de uma década consecutiva. “Não está adiantando. Desta forma, resta apenas a penalização. Vemos isto com a Lei Seca. O número de embriagados ao volante diminui cada vez mais porque a punição é muito grande.”

O tenente Franck observa ainda medidas adotadas pelo município nos últimos anos a fim de coibir o excesso de velocidade e reduzir os acidentes, como a construção de quebra-molas. Redutores foram colocados inclusive em esquinas para tentar evitar abalroamentos, mas o resultado não ocorreu como esperado.

Na semana passada, o conselho dialogou sobre ações capazes de reduzir o número de acidentes. O secretário do Planejamento, Fabiano Eckel, informou ao grupo a proposta do Executivo de instalar câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade. Além de afugentar criminosos, os aparelhos devem ser usados para monitorar infrações de trânsito.

Mais de 1,5 mil acidentes e 11 mortes

A BM registrou 1.535 acidentes de trânsito desde janeiro de 2012 nas vias municipais de Teutônia, totalizando 11 mortes (veja relação na tabela). Apenas neste ano, três pessoas morreram no perímetro. O caso mais recente aconteceu no dia 23 de junho, no bairro Centro Administrativo.

Enquete

Qual o principal fator para a média de acidentes na cidade?

Falta paciência e mais atenção aos motoristas. O trânsito é muito tumultuado porque as pessoas andam com pressa. Hércio Michel, 51, empresário

É muita correria no trânsito, em especial no fim do dia. Os motoristas precisam ter calma e andar mais devagar. Jaime Assmann, 59, representante comercial

A imprudência é a principal causadora de acidentes. As pessoas precisam prestar mais atenção.
Paulo Roberto Ferreira, 29, taxista

Motoristas precisam ter mais atenção e prudência ao ir para a rua. Contribui muito o excesso de velocidade. José Paulo Ferreira, 52, tenente da reserva e despachante

Acidentes

Via Láctea
2015: 43 casos

Vias municipais
2012: 453. Duas mortes
2013: 451. Três mortes
2014: 416. Três mortes

2015
Janeiro: 27. Uma morte.
Fevereiro: 31
Março: 31. Uma morte
Abril: 30
Maio: 31
Junho: 39. Uma morte
Julho: 26

Acompanhe
nossas
redes sociais