Comissão apresenta Cidades Criativas

Você

Comissão apresenta Cidades Criativas

Comitê gestor do centro realça importância de discutir o desenvolvimento urbano

Lajeado – Integrantes da comissão organizadora da Construmóbil participaram ontem da reunião mensal do Comitê do Centro Histórico. Durante o encontro, no salão de eventos da prefeitura, o grupo apresentou o Projeto Cidades Criativas. O movimento projeta intervenções pela cidade, com o intuito de provocar a reflexão das pessoas quanto à busca por uma cidade melhor.

Crédito: Renata AgostiniA iniciativa consiste em diversas atividades, antecedendo a Construmóbil, que ocorre entre 22 e 27 de setembro, no Parque do Imigrante. Segundo uma das organizadoras, Diana Blum Kunzl, a ideia do projeto é fazer a sociedade refletir e se preocupar mais com a cidade.

Elenca ações como grupo de pedalada, plantio de árvores com apoio do Jardim Botânico e um café em frente ao antigo prédio do Bruno Born. A culminância do trabalho ocorre com um debate, integrado à programação da feira, com data a ser definida.

A primeira atividade de intervenção está agendada para o dia 26, na Praça da Matriz. Assim como ocorre no Arte na Praça, o evento contará com amostras artesanais e atrações. “Já temos a confirmação de pelo menos quatro bandas”, diz o presidente do Comitê Gestor do Centro Histórico, Ítalo Reali.

Assim como os integrantes presentes na reunião, Reali elogiou e demonstrou apoio à iniciativa. Vê o projeto como uma oportunidade para a população pensar a respeito de como vê o município e que tipo de lugar almeja. Ao mesmo tempo, destaca o engajamento das entidades em contribuir com as causas sociais, na construção de uma vida mais saudável e um mundo mais bonito.

O projeto tem apoio de diversas instituições: Uambla, Pensar Lajeado, MBA Branding Business da Univates, Mudar Lajeado, Valeciclismo, Arte na Praça, JCI Lajeado, A Hora, Seavat, Rotary’s, Movimento de Revitalização do Centro Histórico, além de outros.

Construção às margens do rio

A secretária de Planejamento, Marta Peixoto, falou sobre o processo de liberação de reformas e construções de prédios nas áreas próximas ao Rio Taquari.

Na semana passada, representantes municipais e promotores estiveram no Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Segundo Marta, o município formou um grupo de trabalho para estudar as áreas de preservação do Rio Taquari na cidade, além da revisar a lei referente ao Centro Histórico. “Em dois ou três meses, o estudo deve ficar pronto.” A partir das análises, os promotores tentam incluir uma lei municipal para permitir o uso das áreas consolidadas.

Prostituição no parque

Outro assunto abordado na reunião foi sobre os casos de prostituição no Parque Professor Theobaldo Dick. Um morador relatou cenas de nudez no espaço público e cobrou atitude do município e órgãos competentes.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Gerson Teixeira, se comprometeu em discutir o assunto na reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública. O encontro ocorre hoje, às 13h30min, no salão de eventos da prefeitura.

Acompanhe
nossas
redes sociais