Descaso aumenta insegurança em trevo

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Descaso aumenta insegurança em trevo

Motoristas cobram manutenção frequente da ERS-128 e melhorias na sinalização

Teutônia – A precariedade de alguns trechos na Via Láctea (ERS-128) gera reclamações dos motoristas. O excesso de cruzamentos e a falta de sinalização geram insegurança aos moradores. No trevo do bairro Canabarro e Linha Ribeiro, no quilômetro 23, sete veículos foram danificados ontem.

Anderson LopesCom cerca de um metro de largura com 28 centímetros de profundidade, uma das falhas no asfalto estava no meio da pista no sentido Fazenda Vilanova/Teutônia. “Meu prejuízo passa de R$ 1,2 mil”, relata o mecânico de manutenção, Hélio Gregory.

Era perto das 7h de ontem, quando ele se deslocava ao trabalho, em direção ao bairro Languiru. Ao passar pelo trevo de acesso do bairro Canabarro, se deparou com o buraco. Não teve tempo de frear ou desviar. Os dois pneus do caroneiro furaram e o aro ficou arranhado.

Na sequência, pelo menos outros seis veículos também tiveram danos devido à precariedade do trecho. Irritado com a situação, o grupo se aglomerou no acostamento da rodovia e chamou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Corpo de Bombeiros para sinalizar o buraco.

Pelo menos dois dos motoristas prejudicados registraram ocorrência na delegacia local. Gregory procurou a EGR e foi indicado a buscar a ouvidoria da estatal. Ele e os outros motoristas esperam ressarcimento pelos danos nos automóveis. “Se não tivermos resposta, entraremos com uma ação coletiva”, condiciona.

O conserto do buraco ocorreu na tarde de ontem. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Planejamento, Fabiano Eckel, de forma emergencial o setor de obras colocou material no local. “Para evitar mais transtornos, fizemos o que estava ao nosso alcance”, diz.

O município procurou pela empresa terceirizada da EGR, responsável pela manutenção da rodovia. De acordo com ela, o serviço foi finalizado no horário do meio-dia, quando reduziu a intensidade da chuva.

“Foram só medidas paliativas”

O secretário Eckel reconhece a insegurança e precariedade da rodovia. Ressalta que, desde o ano passado, quando a manutenção do trecho foi cedida do Daer à EGR, houve apenas serviços de tapa-buraco, roçadas e pinturas. “Foram só medidas paliativas.”

Ele enfatiza o antigo pedido do município por melhorias nos cruzamentos, em especial no trevo da Linha Ribeiro. O município espera pela construção de uma rótula fechada no local ou outra medida para reduzir a velocidade no trecho.

No ano passado, a EGR teria iniciado as tratativas com o governo para elaboração de projetos para o local. “Depois da troca de governo não tivemos mais respostas”, diz. Outro projeto esperado pelo município é da duplicação da Via Láctea.

Segundo o sargento da PRE, Mário José Eckhard, a rodovia interliga a BR-386 e a Rota do Sol, mantendo fluxo constante de veículos pesados.

Ressalta a necessidade de revisão dos trevos e acessos laterais existentes.

Na maioria dos casos, cita o excesso de velocidade como principal causador de acidentes. No caso do trevo da Linha Ribeiro, sugere a instalação de um pardal ou lombada eletrônica.

Problemas recorrentes

Moradores próximos ao trevo relatam o perigo no cruzamento. O vendedor Paulo Lopes percorre o trecho diariamente. “Todo cuidado é pouco”, salienta. Na semana passada, um caminhão e uma carreta bateram no local. Um dos condutores teria se sentido mal ao volante.

Para a caixa Erdiles Schafler, o local não traz boas lembranças. Faz dois anos que o pai dela sofreu um acidente no cruzamento. “Ele se salvou por muito pouco”, conta. Segundo ela, as pessoas que desconhecem o trecho são as mais prejudicadas. No sentido BR-386/Teutônia, há uma reta seguida de um pequeno declínio antes do cruzamento, propiciando o aumento de velocidade dos veículos e aumentando o perigo no trecho.

A calçadista Mara Rejane dos Santos também passa pela Via Láctea todos os dias. Ela acompanha a filha até o trabalho por volta das 6h. “Preciso fazer luz com o celular, porque a iluminação é muito ruim”, reclama.

No acostamento, mostra o excesso de buracos e a dificuldade enfrentada por pedestres e ciclistas, que tentam utilizar o trecho. Em toda a extensão do rodovia, recuos e acessos apresentam desníveis.

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