Construmóbil incentiva ações comunitárias

Você

Construmóbil incentiva ações comunitárias

Instituições públicas, privadas e ONGs debatem temas do cotidiano da cidade

oktober-2024

Lajeado – O tema “Cidades criativas” integra a sociedade regional nos meses que antecedem a Construmóbil 2015. Patrimônio histórico, ambiente e desenvolvimento, economia criativa, espaços públicos e mobilidade urbana são discutidos no movimento formulado pela comissão organizadora da feira e pelo A Hora.

01Com o apoio de entidades e ONGs, as propostas e ideias serão levadas à mesa durante a feira, de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante. O evento, tradicional no desenvolvimento da construção civil, mobiliário e decoração do Vale do Taquari, expande sua representatividade.

De forma simultânea, ações de cidadania serão promovidas pelos grupos participantes para chamar atenção da sociedade sobre o perfil de cidade desejada. Cabe a cada grupo definir as ações ou iniciativas sobre um dos eixos. O resultado será apresentado em um painel antes do debate final que ocorrerá durante a feira, em setembro.

Durante encontro na Associação Comercial e Industrial (Acil) de Lajeado, nessa quarta-feira, após apresentar os cinco eixos de discussão, foram definidos os primeiros grupos para liderar as ações. Algumas sugestões simbólicas surgiram durante o encontro, como promover visitas aos bairros, plantar árvores em locais apropriados, pintar muros e pontes e até mesmo motivar desenhos arquitetônicos sobre uma nova ponte entre Lajeado e Estrela.

Para o presidente da Construmóbil 2015, Clécio Vargas, a iniciativa busca criar o hábito da discussão saudável sobre os desafios da cidade e região, por meio de um levantamento das características, ameaças e oportunidades existentes. “Sentimos a necessidade de deixar algo registrado pós-evento. O debate embasará uma discussão prévia da comunidade e culminará com um documento para materializar as ideias e discussões sobre nossa cidade”, salienta.

Cátia Gonçalves reforça que as pessoas querem um espaço para divulgar projetos e participar da discussão sobre a cidade onde vivem. “É um momento ideal para isso”. Segundo Diana Kunzel, integrante da comissão organizadora, o propósito maior é estimular a cidadania. Despertar a sociedade a participar de debates fundamentais que implicam no seu cotidiano. Visão semelhante compartilha a arquiteta Adriana Nunes Machado. Entende que a discussão permanente da sociedade provoca evolução cultural e avanços econômicos importantes para a cidade e região.

Na próxima segunda-feira, às 17h, na Acil, os representantes dos grupos se reúnem com a comissão organizadora para alinhar e sistematizar as iniciativas a serem realizadas neste período antes da feira.

Identidade de Lajeado

“A Construmóbil é vista como uma feira de negócios. Nós achamos que pode ser mais do que isto” , afirma a jornalista e pós-graduanda, Vera Darde. Por meio do MBA em Branding & Business, da Univates, alunos estudam a identidade de Lajeado e discutem suas fraquezas e potencialidades.

A primeira etapa começou durante as aulas de especialização, com levantamento de informações sobre mobilidade urbana, a questão histórica e as potencialidades do comércio e da indústria.

“Queremos contribuir com a Construmóbil, mostrando a identidade de Lajeado”, afirma Vera. Nos próximos meses, a partir das informações já levantadas, cada aluno da pós-graduação reunirá sugestões para melhorar a cidade. “Depois chegaremos a um consenso para divulgar essas ideias durante a feira.”

Vendas dos estandes

Estão vendidos os espaços dos pavilhões 2, 3, 4 e de um dos saguões. De acordo com a responsável pela comercialização dos estandes Elaine Maria Warken, restam três vagas no saguão 2, e as vagas do pavilhão 1 e áreas externas.

De acordo com Elaine, as empresas que participarem da feira mostram a solidez diante de um mercado desafiante, por meio de estratégias de inovação. Entre as construtoras confirmadas, estão a Diamond, Omega, C2B Imóveis, Fauri Construtora, Zagonel, Jachetti e Magagnin. “São construtoras sólidas que agregam valor à feira”.

Segundo Elaine, os expositores têm prazo até agosto para apresentarem as empresas parceiras, que devem dividir os espaços na feira.

É hora de valorizar a cidade”

Para o presidente do Comitê de Revitalização do Centro Histórico, Ítalo Reali, a iniciativa da Construmóbil e A Hora é uma oportunidade para a população pensar a respeito de como vê o município e que tipo de lugar almeja. “É hora de valorizar a cidade, conversar com os vizinhos, se unir.”

Diante de um aparente individualismo, segundo Reali, é fundamental incentivar o lajeadense a se preocupar e viver a cidade. “Cada uma deixe a cidade bonita. Se a prefeitura não pintou o cordão da calçada, vamos nos juntar e pintar”, propõe.

Para Ítalo, a comunidade começa a dar importância para o Centro Histórico, onde começou a cidade. Olhar o Rio Taquari de frente, ao contrário do que ocorreu nos últimos 30 anos, diz.

Eixos do debate

Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana

Grupos convidados

Uambla, Pensar Lajeado, MBA Branding Business da Univates, Mudar Lajeado, Valeciclismo, Arte na Praça, JCI Lajeado, Seavat, Rotary’s, Movimento de Revitalização do Centro Histórico, além de outros.

Acompanhe
nossas
redes sociais