Previsão alerta para mês chuvoso

Você

Previsão alerta para mês chuvoso

Inverno deste ano é caracterizado por maior precipitação e temperatura amena

Vale do Taquari

Vale do Taquari – Após a chegada de uma frente fria ao estado, o tempo permanece instável hoje, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Porém com intervalos de sol. As temperaturas variam de 12°C a 17°C. De acordo com informações do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH), deve chover 50 mm até sexta-feira.

Crédito: Anderson LopesAmanhã, a nebulosidade se intensifica na região, com novas pancadas de chuva. No entanto, à medida que um ar seco e frio ingressa no território gaúcho, o tempo apresenta gradual melhora. “Não se pode descartar intervalos com a presença do sol, principalmente à tarde”, informa a auxiliar técnica da CIH, Carolina Heinen.

Ao amanhecer, as temperaturas ficam amenas, com mínimas de 11ºC, e chegam a 19°C, à tarde.
Na sexta-feira, o sol predomina devido ao ar seco e frio que domina o estado. As temperaturas variam de 10°C a 20°C.

Previsão da CIH indica tempo firme para o fim de semana. No sábado, de acordo com Carolina, deve haver sol com nuvens. As temperaturas variam de 12°C a 21°C.
Ao longo do domingo, a aproximação de uma nova frente fria traz o retorno da chuva à região. O amanhecer apresentará temperaturas um pouco elevadas. Pela previsão, a mínima será 14°C e a máxima de 19°C.

Risco de enchente

As chuvas constantes que atingirão o Vale nas próximas semanas devem resultar na elevação do nível do Rio Taquari, prevê o CIH. No entanto, de acordo com Carolina, ainda não há como afirmar se haverá inundações, ou transbordamento do rio. “No momento ainda não visualizamos este cenário, mas para o inverno e restante do ano podem acontecer episódios de inundação.”

Iniciado em 21 de junho, o inverno será marcado por chuvas frequentes e temperaturas amenas no Vale do Taquari, conforme prevê a coordenadora do CIH, Fabiane Gerhard. Essas características estão relacionadas ao fenômeno natural El Niño, que consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram dos trópicos para o equador.

Acompanhe
nossas
redes sociais