Lajeado – As alterações no acesso ao bairro Conventos, pela BR-386, foram inauguradas ontem. Solenidade às margens da rodovia reuniu mais de 60 pessoas. O governo comemorou a redução de riscos de acidente no local. Moradores elogiaram o serviço e cobraram a pavimentação do trecho lateral.
Desde junho, os motoristas que trafegam na rodovia no sentido capital/interior usam o recuo central para ingressar à esquerda em direção ao bairro, pela ERS-421. Com o alargamento de parte da via, não é mais necessário cruzar as duas pistas.
Foram investidos mais de R$ 300 mil no trecho. As obras duraram 45 dias, feitas em parceria entre o Dnit e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. O município cedeu material base à construção da faixa adicional. Servidores também instalaram 540 metros de meio-fio nos canteiros, fizeram transposição de postes de iluminação pública e o replantio de dez árvores.
Alguns cones permanecem no local, para indicar as mudanças. Equipes do Dnit concluíram a pintura e a colocação de tachões no trecho. Segundo o secretário, Adi Cerutti, a obra atende ao pedido da comunidade. Com o alargamento da rodovia, ressalta a necessidade do motorista cruzar apenas uma pista ao fazer a conversão à esquerda. Desta forma, deve haver a redução de tempo de espera e mais segurança à travessia.
O prefeito, Luís Fernando Schmidt, enalteceu o trabalho das secretarias, em auxiliar na obra. Relembrou também das manifestações populares ocorridas no ano passado. “Não foram as manifestações que nos fizeram fazer a obra”, ressalta. Segundo ele, o projeto e recursos já estavam garantidos desde 2013, porém, faltava um
acordo com o Dnit. A partir da melhoria, espera por mais segurança aos condutores e moradores.
Elogio e cobrança
Presidente da Uambla, Marcos Salvatori, elogiou a atuação da sociedade em cobrar as melhorias e a resposta do município em fazer a obra com o Dnit. Acredita na redução de acidentes no trecho a partir da mudança, mesmo assim, ressalta a necessidade de soluções mais eficazes, como duplicação da rodovia e construção de passarelas.
O autônomo Sérgio Scherer mora no bairro e participou de duas manifestações para cobrar mudanças no trecho. Contente com os investimentos, relata a redução do tempo de espera para fazer o cruzamento.
Enquanto ocorria a solenidade de inauguração da obra, moradores molhavam parte da rua lateral à rodovia. A empresária, Cláudia Kramer, reclama do excesso de poeira agravado pelo constante fluxo de veículos pesados no trecho. “Não dá mais para aguentar. O município precisa fazer alguma coisa”, diz.
São cerca de 200 metros de estrada de chão. Ontem de manhã, o trecho recebeu brita e reparos. Por enquanto, o município não projeta a pavimentação do percurso.
Sem travessia
Outros moradores também questionaram a falta de faixa de segurança no trecho, dificultando a travessia de pedestres. “Eles precisam pensar em quem não está de carro também”, diz o técnico em autoelétrica, Airton Muskopf. Ele costuma presenciar cenas de pessoas que se arriscam tentam cruzar o local.
Segundo o técnico do Dnit, Rodrigo Aguirre, a autarquia não pode mais demarcar essas passagens em rodovia federal. Por enquanto, não há projeto para construção de passarela ou alguma outra forma de travessia aos pedestres.