CDL pede liberação das vagas no centro

Você

CDL pede liberação das vagas no centro

Entidade orienta funcionários e donos de lojas a não ocuparem o estacionamento

oktober-2024

Arroio do Meio – A dificuldade de estacionar na área central da cidade preocupa a CDL. Na tentativa de manter o movimento no comércio e garantir espaço de estacionamento aos clientes, a entidade promove uma campanha com os lojistas. A ideia é evitar que funcionários e proprietários de estabelecimentos deixem os veículos em frente ao próprio comércio ou dos vizinhos.

02Comerciantes das ruas centrais, como a Dr João Carlos Machado e transversais, já receberam a visita de integrantes da CDL. Nos próximos dias, o grupo distribuiu material informativo no restante do centro e em comércios dos bairros Bela Vista, Rui Barbosa e Aimoré.

No material, a entidade expõe aos lojistas que a falta de vagas disponíveis em frente ao estabelecimento pode prejudicar o faturamento da empresa. Como comparação, estima que, em uma hora, o espaço pode ser ocupado por, pelo menos, três clientes. Desta forma, aumenta a rotatividade no trecho e o movimento no comércio.

O presidente da CDL, Lair Fritzen, estima a visitação de mais de 400 estabelecimentos. “Percebemos que a cidade estava cheia de carros, mas as lojas, quase vazias”, diz. A partir disso, foram verificadas situações em que proprietários deixam o veículo durante todo o dia na área central, ocupando uma vaga que poderia servir aos clientes.

Em pontos próximos de unidades de saúde, farmácias ou escolas, a situação se repete. Em alguns trechos, um veículo ocupa a vaga de dois. A campanha sugere que, quando possível, os comerciantes caminhem até o trabalho ou então deixem o veículo em locais que não prejudiquem o movimento de clientes na área central.

“Precisamos nos conscientizar, dar o exemplo. Se não mudarmos isso, teremos que colocar a mão no bolso (sic)”, ressalta. Fritzen demonstra contrariedade à implantação do estacionamento rotativo pago na cidade.

A opção foi analisada pelo município no ano passado. O Departamento de Trânsito convocou reunião sobre o assunto, mas a ideia não avançou. Apenas na Rua de Eventos há restrição de horário para estacionar.

Os espaços precisam estar disponíveis”

O comerciante, Osnir Marchini, elogia a iniciativa da CDL. Reclama do desrespeito de motoristas, em estacionar em área proibida, como entradas de garagem. “A rotatividade é necessária. Se as pessoas forem conscientes, não precisará de cobrança.”

Para garantir vaga aos clientes, alguns estabelecimentos investem em estacionamentos privados. A farmacêutica Katiuci Tatiane Rocha mostra as duas vagas em frente à farmácia. “Os espaços precisam estar disponíveis, ainda mais se for na área da saúde”, diz. Katiuci sugere a demarcação de vagas na área central, onde ainda não há sinalização, para organizar melhor o trânsito.

Acompanhe
nossas
redes sociais