Prevenção norteia semana do bombeiro

Você

Prevenção norteia semana do bombeiro

Oficiais instruem engenheiros e realizam simulado para qualificar população

Lajeado
oktober-2024

Lajeado – O sistema de prevenção do Corpo de Bombeiros deve estar qualificado até a metade de 2016, estima o major Eduardo Estevam Rodrigues. O oficial palestrou ontem para engenheiros, arquitetos e técnicos de segurança. O evento na sede da Sociedade da classe (Seavat) serviu de aproximação e diálogo entre os profissionais na elaboração de Planos de Proteção e Prevenção contra Incêndios (PCCI). O encontro integra a programação da Semana de Prevenção Contra Incêndio.

Crédito: leonardo HeislerDe acordo com Rodrigues, a implantação de um sistema on-line integrado (Sisbom), a desburocratização do processo de regulamentação e a formação de conselhos regionais devem dar um novo patamar ao Corpo de Bombeiros. “Se isso se confirmar em 2016, teremos uma prevenção sem barreiras.”

Essas medidas devem acelerar o trabalho de elaboração de documentos e aprovação. No entanto, segundo o major, dependem de novas contratações pelo governo estadual e do treinamento dos bombeiros. Como exemplo de sucesso, cita o trabalho de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, que adotam esses sistemas.

Lançado amanhã, o Sisbom deve ser utilizado em todo o estado a partir do dia 7. Facilitará a comunicação dos fiscais e dos proprietários de imóveis com profissionais. Por meio dessa ferramenta, o requerimento do alvará e o pagamento da taxa serão feitos por meio da internet. Até o fim do ano, de acordo com o major, a análise do projeto será digital. A parte final é a análise e vistoria dos documentos no prédio.

Já o conselho regional, segundo o major, terá representantes técnicos para proporem soluções alternativas aos bombeiros, como no caso de prédios antigos que não têm como se adaptar às novas regras. “Assim não fica só a cargo dos bombeiros.”

Erros técnicos

Comandante da guarnição de Lajeado, o tenente José Augusto Pohlmann tratou sobre os 25 erros mais comum na elaboração dos PPCI. De acordo com ele, a recorrente necessidade de alteração nos projetos atrasa a emissão dos alvarás. Só em maio, Lajeado expediu 127 documentos.

Entre os erros mais comuns, estão a falta de corrimões e fitas antiderrapantes nas escadas, falta de iluminação de emergência no prédio e a não inclusão da central de gás (GLP). A falta de assinatura e rubrica nos documentos também foi citada.

Programação

Bombeiros simularam incêndio, ontem de manhã, no edifício Genes Work & Shop, no centro. Entre as ações, houve evacuação de cinco vítimas do terceiro andar, por meio de rapel. Participaram as equipes do Corpo de Bombeiros de Lajeado, do Samu e de agentes municipais de trânsito.

Amanhã, durante a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, ocorre uma alvorada festiva. O evento começa às 6h. A partir das 10h, ocorre desfile das viaturas pela cidade, seguido de almoço ao meio-dia.

Prevenção no inverno

Não seque roupas próximo a estufas, aquecedores e fogões; Atente ao prazo de cinco anos de validade da mangueira do gás; Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada; Mantenha materiais inflamáveis longe do fogo; Deixe velas longe de cortinas.

Acompanhe
nossas
redes sociais