CIC-VT apura carências dos municípios

Você

CIC-VT apura carências dos municípios

Encontro durante a Construmóbil discutirá ações de desenvolvimento econômico

Vale do Taquari

Vale do Taquari – Os gargalos da economia regional serão debatidos em evento promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-VT) durante a Construmóbil 2015. Apoiado pelo Sebrae, o projeto visa propor ações de desenvolvimento para ampliar o PIB do Vale.

O levantamento das demandas de cada município foi iniciado há cerca de 15 dias pela instituição.

Crédito: Thiago Maurique/ArquivoDe acordo com o presidente da CIC, Ito Lanius, o trabalho tem a participação das 19 Associações Comerciais e Industriais (ACIs) e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ligadas à entidade.

“Buscamos também o engajamento dos governos municipais da região e associações comerciais”, ressalta. O trabalho deve durar até a segunda quinzena deste mês. Até agora, seis municípios apontaram necessidades e projetos de longo prazo.

“A ideia é que os empreendedores assumam o protagonismo dessas propostas de desenvolvimento sustentável”, reforça. Conforme Lanius, o trabalho também intenciona fortalecer as associações locais e os vínculos dessas com as instituições regionais e estaduais.

O presidente da CIC menciona ainda a preocupação com os municípios onde ainda não foram constituídas entidades da classe empresarial.

Segundo Lanius, a questão será tratada na Amvat, para que os municípios incentivem a criação de ACIs e CDLs.

Plano Energético

Entre ações apontadas pela CIC para crescimento do PIB regional, estão os projetos para geração de energia por meio de usinas hidrelétricas.

O tema será debatido amanhã na Univates, em reunião com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. O evento começa às 9h, no auditório do bloco 16 e faz parte do Plano Energético do governo estadual, que pretende projetar demandas para o abastecimento nos próximos dez anos.

Além de fazer o diagnóstico, o plano deve relacionar obras de infraestrutura necessárias na região.

O Vale tem propostas para geração de energia em análise na Fepam. Entre elas, estão a construção de hidrelétricas no Rio Forqueta, em projetos da Certel Energia.

Para Lanius, as obras precisam avançar. “A disponibilidade de energia atrairia novos investimentos e empresas para o Vale.”

Nos últimos dez anos, o percentual do Vale no PIB gaúcho caiu de 4% para 3,4%.

Demandas

As cidades de Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Marques de Souza, Relvado e Arvorezinha enviaram à CIC o levantamento das prioridades e sugestões de projetos de desenvolvimento.

Entre as necessidades apresentadas, estão a atração de novas indústrias, fortalecimento do turismo e do empreendedorismo, além de investimentos em saúde, educação, segurança, geração de energia e em melhorias na infraestrutura das estradas.

Acompanhe
nossas
redes sociais