MEC autoriza Odontologia na Univates

Você

MEC autoriza Odontologia na Univates

Aulas iniciam no próximo semestre. Inscrições para preencher 60 vagas abrem amanhã

Lajeado

Lajeado – A autorização para início do curso de odontologia da Univates foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a permissão, a universidade inicia amanhã as inscrições para a formação, que inicia no segundo semestre. Serão 60 vagas com aulas em turno integral.

Crédito: Nathália LauxenA seleção de candidatos ocorre exclusivamente por meio da nota obtida no Enem. Serão consideradas as avaliações prestadas nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. As inscrições seguem até o dia 12 de julho. A taxa é de R$ 50 e deverá ser paga até o dia 13.

O curso tem duração prevista de dez semestres e começou a ser projetado pelo corpo docente há cerca de três anos. Para tanto, foi feito um estudo das necessidades regionais na área de saúde bucal. De acordo com o coordenador do curso, Maurício Fernando Nunes Teixeira, o modelo utilizado é único no estado.

“Temos cursos similares nas universidades do Paraná, Ceará e Rio de Janeiro, além de países como Holanda, Canadá e Estados Unidos”, afirma. Segundo ele, os novos dentistas devem ouvir as demandas da sociedade e suprir suas necessidades por meio de uma atuação generalista, com capacidade de promover a prevenção de doenças, promoção de saúde e assistência à população.

O grupo que organizou a graduação realizou estudos sobre as características sociais da região. O objetivo é que os alunos atuem em diferentes áreas da odontologia, sejam capazes de problematizar e responder as necessidades da população.

Conforme o reitor da instituição, Ney José Lazzari, o modelo segue o padrão aplicado na Medicina da Univates, com enfoque no atendimento de pacientes pelo SUS.

“O mercado que abrange consultório privado está cada vez mais restrito, pois hoje o profissional mais previne problemas dentários do que os trata”, ressalta. Lazzari afirma que o novo curso encerra as opções de graduação oferecidas na área da saúde.

Centro Clínico

No início do curso, parte das aulas serão realizadas na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). A previsão para o ano que vem é transferir as atividades para o Centro Clínico Univates, com inauguração prevista para março.

O espaço contemplará a maioria dos cursos da saúde e oferecerá atendimentos multidisciplinares. Segundo Lazzari, haverá ambientes para estágios aos acadêmicos, acompanhados por professores e preceptores.

Até 2018 a expectativa é oferecer 20 especialidades no local, sendo 14 na área de medicina. Serão atendidos pacientes encaminhados pelos postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família da região.

Ainda é necessário o credenciamento do Centro Clínico no SUS, o que repassará os recursos para os atendimento determinando o número de consultas disponíveis para cada especialidade. “Não vamos resolver o problema das consultas públicas, mas iremos amenizá-lo.”

Seleção e matrículas

A homologação das inscrições e o resultado do processo seletivo serão divulgados até o dia 15 de julho no site da Univates. As matrículas ocorrem no Setor de Atendimento ao Aluno, entre os dias 16 e 18.

O candidato classificado que não comparecer até as 11h do dia 18 de julho perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato subsequente na lista de classificação. A documentação necessária para matrículas e outros detalhes estarão disponíveis no edital do processo seletivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais