Briga entre vereadores vai para Justiça

Você

Briga entre vereadores vai para Justiça

Schwarzer entra com ação contra Hergessel. Audiência termina sem conciliação

O desentendimento entre os vereadores do PDT, Aloísio Schwarzer e Darci Hergessel, teve novo episódio ontem à tarde. Os dois participaram de audiência no fórum do município, mas não chegaram a uma conciliação.

Crédito: Anderson LopesO processo é referente à queixa-crime contra honra, registrada por Schwarzer. Ele acusa o correligionário de calúnia e difamação, devido às declarações na tribuna da câmara. Schwarzer diz que o colega também divulga informações inverídicas contra ele na comunidade.

Antes da audiência, Hergessel disse não ter interesse em dar prosseguimento ao processo. Porém, ameaçou entrar com uma ação contra o correligionário, caso Schwarzer não retire a queixa. “Ele me chamou de criminoso, o que é pior do que qualquer acusação que fiz.”

Sem acerto, ocorrerão novas audiências, nas quais serão apresentadas provas de acusação e defesa.

O resultado dos encontros é remetido ao juiz da comarca da cidade, que deve decidir o rumo do processo.

O magistrado pode absolver Hergessel, ou declará-lo culpado e definir uma pena. O Código Penal prevê detenção de seis meses a dois anos, além de multa, para o crime de calúnia. O crime de difamação tem pena prevista de três meses a um ano, além de multa.

Entenda o caso

As provocações e os bate-bocas entre os dois vereadores são frequentes no Legislativo. Os dois episódios mais graves ocorreram nos últimos dois meses.

Na sessão do dia 6 de maio, Hergessel acusou o colega de ter sido expulso de partidos políticos, comunidades e de ser demitido do emprego. Ele ainda ameaçou pedir a desfiliação de Schwarzer do PDT.

Depois da troca de farpas, o PDT organizou reunião com a presença do deputado federal Pompeo de Mattos. O encontro foi uma tentativa, sem sucesso, de encontrar um entendimento entre os correligionários.

No dia 3 de junho, a rusga entre os dois resultou na interrupção da sessão parlamentar.

Na ocasião, xingamentos foram proferidos por Schwarzer durante o pronunciamento de Hergessel. “Tu é um palhaço, salafrário”, esbravejou.

Acompanhe
nossas
redes sociais