Dano em tubos expõe falta de saneamento

Você

Dano em tubos expõe falta de saneamento

Moradores reclamam de acúmulo de água em antiga praça do centro da cidade

oktober-2024

Vizinhança nas proximidades do terreno da antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May, cobra melhorias na tubulação pluvial. Desde a escavação feita há mais de oito anos, a água fica acumulada na área, provocando mau cheiro, proliferação de insetos e infiltrações. Para resolver o problema, o município projeta reparos na canalização e mais fiscalização para evitar ligações clandestinas na rede pluvial.

Crédito: Anderson LopesServidores municipais estiveram ontem de manhã no terreno. As laterais da área, por onde corre a água, foram abertas. Segundo moradores, o município não fez o reparo devido na tubulação antes de aterrar a área.

“Precisam fazer alguma coisa. Deixar assim é deixar abandonado”, diz a professora e geógrafa Ivana Trein. Vizinha ao terreno, Ivana relata o constante mau cheiro. O acúmulo de água também provoca infiltrações e faz transbordar as fossas de residências. Comerciantes próximos relatam o entupimento de vasos sanitários e ralos.

“Quando chove, represa água e sai pelas calçadas”, diz o empresário Antônio Kaufman. Conforme ele, o problema é antigo e os moradores procuraram pelo município. A síndica Líria Ewald teme pela cedência de solo ou danos em muros ou estruturas.

Segundo ela, parte da antiga tubulação de tijolos existente no trecho foi destruída. Esta tinha ligação com o canal existente aos fundos do terreno, ao lado da escola, o qual desemboca em um arroio.

Diretora de um colégio nas proximidades, Carma Marder relata a preocupação em evitar que a água do terreno vizinho invada o perímetro escolar. A direção enviou ofício à 3ª CRE, para verificar a situação com o município.

Canalização prevista

Com a abertura de parte do trecho, o município projeta a canalização da água pluvial do terreno. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adi Cerutti, equipes trabalharam no local para permitir o escoamento da água e posterior drenagem.

Cerutti projeta a colocação de tubos de concreto, interligando a água pluvial do terreno ao canal próximo, o qual desemboca no Arroio Encantado. Com a medida, projeta o fim do acúmulo de água e recorrente mau cheiro. A obra finalizada também possibilitará a criação de estacionamento temporário, enquanto a construção da câmara de vereadores no local permanece indefinida.

De forma paralela à canalização, Cerutti relata a fiscalização da Secretaria de Planejamento na área, para identificar possível despacho irregular de resíduos domésticos no terreno. Caso constatado o problema, moradores serão notificados.

Acompanhe
nossas
redes sociais