Lajeado – A direção da Fruki planeja construir uma segunda planta industrial para os próximos cinco anos.
A nova fábrica precisa de uma área com cem hectares. O investimento é estimado em R$ 60 milhões. Mais de 50 municípios do RS disputam a preferência para comportar o empreendimento.
O diretor-presidente, Nelson Eggers, voltou a falar das projeções em palestra promovida pela Federasul, em Porto Alegre, nessa quarta-feira. Além de detalhar números relativos ao crescimento e trabalho da Fruki, reafirmou os compromissos em continuar ampliando a participação no estado, seguindo o planejamento estratégico que prevê novos investimentos de curto e longo prazo.
De acordo com Eggers, a nova unidade fabril deve ser construída até 2020, condicionando aumento no volume de produção e a conquista de liderança do setor.
Apesar do grande interesse dos municípios em comportar o complexo, cita a importância de atender aos critérios estabelecidos pela direção. “Queremos ficar distante do centro da cidade para que seja possível construir os tanques de água e as demais estruturas que precisamos.”
Em princípio a nova planta industrial comportará a produção de sucos, chás, bebidas energéticas e funcionais, como a fabricação de cerveja, tanto de consumo popular quanto especiais. “Já temos diversas marcas registradas e prontas para serem usadas a qualquer momento”, revela Eggers.
Mas, antes de iniciar a construção da unidade fabril, a Fruki pretende começar a edificação de um novo Centro de Distribuição em Pelotas, cujo terreno já está comprado.
Também nos planos a aquisição de uma área na Serra Gaúcha, onde será construído outro centro para atender os municípios da região.
Gestão pela qualidade
A palestra foi voltada a um público formado principalmente por empresários, líderes de entidades e políticos, entre eles o ex-governador Germano Rigotto.
Eggers enalteceu a importância de ter implantado o programa de qualidade na empresa, com base nas premissas do Programa Gaúcho da Qualidade e Competitividade (PGQP). “Desde aquele momento, obtivemos muitos avanços. É fundamental contar com uma gestão com foco na qualidade.”
Eggers destacou o crescimento de 458% no faturamento e 269% em volume, ao longo dos últimos dez anos.
Destaque no RS
A Água da Pedra tem 32% do mercado gaúcho e o objetivo é chegar a 50%.
Na linha de refrigerantes, a Fruki tem uma participação de 13%. A meta é atingir os 20%.
No caso do guaraná, a participação no estado chega a 40%, com liderança na Região Metropolitana e nos vales do Taquari e Rio Pardo.
A empresa tem mil profissionais e 30 mil clientes. Para 2015, a meta é crescer 8% em volume e 17% em faturamento.
Em tempos de dificuldade econômica, Eggers afirma que “a Fruki cresce independente da crise” e que, após a expansão no RS, a empresa planeja chegar ao mercado de São Paulo.
Com a gestão voltada para a preservação do meio ambiente, na última década, obteve uma redução de 31,5% no consumo de energia elétrica e de 22,1% no consumo de água.
História de 90 anos
A Bebidas Fruki começou no bairro Bela Vista em Arroio do Meio, com a família Kirst em 1924. Na pequana fábrica, a produção diária era de 200 garrafas. Na década de 1960, foi em busca de expansão. Com a construção da BR-386, comprou área em Lajeado, para onde se transferiu em 1971.
Foi a primeira empresa do Vale a usar computadores em sua gestão e a instalar uma estação de tratamento de afluentes. A razão social Bebidas Fruki Ltda foi alterada em 1996. Dois anos depois, ampliou a capacidade produtiva para 300 milhões de produto por ano. Hoje o parque industrial tem capacidade para 420 milhões de litros/ano.