Ofensa entre vereadores suspende sessão

Você

Ofensa entre vereadores suspende sessão

Parlamentares do PDT trocaram xingamentos durante sessão nessa quarta-feira

oktober-2024

Arroio do Meio – Uma confusão entre vereadores do mesmo partido interrompeu a última sessão do Legislativo. Darci Hergessel e Aloísio Scharzer, ambos do PDT, trocaram xingamentos e motivaram a suspensão da reunião dessa quarta-feira.

THIAGO MAURIQUEA discussão começou durante o pronunciamento de Hergessel, que comentou sobre uma antiga rusga com o correligionário. Quando o parlamentar começou a falar sobre um churrasco promovido pelo partido para selar a paz entre os dois, Schwarzer, que já havia se pronunciado na tribuna, pediu um aparte. Hergessel negou o pedido e os dois começaram a bater boca. “Tu é um palhaço, salafrário”, acusou Schwarzer. “Toda vez tenho que aguentar esses desaforos”, completou.

A presidente da câmara, Adiles Meyer (PMDB), precisou interferir. Solicitou respeito ao regimento interno do Legislativo, mas ambos continuaram discutindo. Sem condições de continuar os trabalhos, ela interrompeu a sessão por dez minutos. “Nossa população não merece passar por isso”, condenou.

Na retomada dos trabalhos, Hergessel continuou o pronunciamento, dizendo que não quer que a briga vá adiante. Ao fim da sessão, Schwarzer pediu desculpas pelo episódio, dizendo que o correligionário costuma denegri-lo para outras pessoas.

O regimento interno da câmara prevê quatro tipos de punição aos vereadores que se portarem de maneira inconveniente. Além de receberem advertências, os parlamentares podem ser impedidos de se pronunciar ou ainda afastados no plenário.

Rusga antiga

As provocações e bate-bocas entre os dois vereadores são frequentes. Ambos trocam acusações sobre calúnias para representantes das comunidades do município.

Na reunião do dia 6 de maio, Hergessel ameaçou pedir a desfiliação de Schwarzer do PDT após discutirem.

Na semana passada, o partido organizou uma reunião com o deputado federal Pompeo de Mattos, na tentativa de encontrar um entendimento entre Hergessel e Schwarzer.

A sessão de quarta-feira foi o primeiro encontro deles desde então.

Plano Municipal de Educação

Três projetos foram aprovados durante a sessão, entre eles, o que institui o Plano Municipal de Educação. Os vereadores elogiaram a conclusão do plano, lembrando que menos de 4% dos municípios brasileiros cumpriram a exigência do governo federal.

Os outros projetos autorizaram despesas. Um deles permitiu o custeio de até R$ 55 mil para uso de trator-esteira e escavadeira hidráulica. O outro permite a concessão de incentivo no valor de R$ 3,5 mil para a terceira etapa do campeonato de veloterra.

Acompanhe
nossas
redes sociais