Grupo intersetorial planeja município

Você

Grupo intersetorial planeja município

Metas para os próximos 20 anos serão definidas pela sociedade e órgãos públicos

oktober-2024

No aniversário de 150 anos, Estrela será uma das melhores cidades para viver e trabalhar no estado. Essa visão da administração municipal começa a ser construída por meio do Planejamento Estratégico para 2035, com o objetivo de estabelecer uma continuidade de políticas públicas e de crescimento.

Crédito: DivulgaçãoUma série de questões será abordada, como saúde e educação e o desenvolvimento econômico. “Vamos perceber o que é estratégico a longo prazo”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Marco Wermann. As diretrizes devem orientar as políticas públicas para manter uma linha de trabalho, independentemente de quem estiver no governo, diz.

Instituições municipais participam do plano para acompanhar esse processo e fiscalizar o respeito às diretrizes nos próximos 20 anos. A Faculdade La Salle inicia a elaboração do estudo, de forma participativa, por meio do encontro entre administração do município e sociedade. Esse processo iniciado pelo Executivo é coordenado pela Câmara do Comércio Indústria e Serviços (Cacis).

Na semana passada, integrantes da La Salle, Cacis e do Executivo se reuniram para organizar audiências com diversos segmentos da população. A primeira etapa do trabalho consiste na identificação de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas do município, de acordo com análise de quatro grupos distintos, entre agentes públicos, órgãos oficiais, empresariado e entidades de classe.

A etapa seguinte do estudo prevê consulta popular, na qual a população pode escolher os projetos prioritários. Uma das ideias é montar uma estrutura para votação no Porto de Estrela, durante a realização da Multifeira, em setembro. A partir da escolha das prioridades, será apresentado o relatório final, as diretrizes para o desenvolvimento do município.

De acordo com o presidente da Cacis, Verno Arend, o relatório sobre a visão da sociedade servirá de base para a construção dos objetivos para 2035. “Tudo isso influenciará na qualidade de vida dos estrelenses.” Para o diretor geral da Faculdade, irmão Marcos Corbellini, o planejamento vai além dos problemas emergentes: indicará os caminhos para o desenvolvimento ordenado da cidade.

Para o prefeito Carlos Rafael Mallmann, a participação da sociedade, em diferentes segmentos, permite ao grupo de trabalho projetar o município de acordo com o que a comunidade quer e precisa. “Precisamos saber para onde queremos crescer, de que forma e em quanto tempo.”

Audiência em quatro grupos

Prefeito e secretários; vereadores, Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Poder Judiciário e Promotoria Pública; Cacis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar; União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela (Uame), Lions Clube, Rotary Club, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato Calçadista, Associação dos Servidores Públicos Municipais (Aspume), Associação de Professores Municipais (Aprome), Comunidade Católica, Comunidade Evangélica e União de Pastores.

Acompanhe
nossas
redes sociais