Construmóbil propõe reafirmação do setor

Você

Construmóbil propõe reafirmação do setor

Feira vira alternativa contra retração no mercado. Lançamento ocorre hoje à noite

oktober-2024

Vale do Taquari – A sétima edição da feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil), marcada para os dias 22 a 27 de setembro, aparece como alternativa contra as dificuldades no setor. A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) aposta no evento como instrumento para que empresários se reafirmem no mercado. O lançamento ocorre às 19h30min de hoje, no salão de eventos da instituição empresarial.

Arquivo A HoraPresidente da comissão organizadora, Clécio Vargas, enaltece a importância da feira visto o cenário enfrentado pela classe. O saldo de empregos na construção civil durante os três primeiros meses deste ano, por exemplo, ficou em 50 negativo na microrregião Lajeado/Estrela. Fevereiro teve o pior resultado: 309 admissões e 458 demissões.

Nas últimas edições da Construmóbil, lembra o presidente, muitos empresários preferiram não expor produtos e trabalhos por ter demanda de serviço além da possível de atender. “Hoje, infelizmente, muitas empresas vão ter que sair da zona de conforto para buscar o cliente. E a feira volta a ser uma vitrina para isso.”

De acordo com Vargas, nestes últimos anos muitas empresas se lançaram de forma aventureira no ramo, mas acabaram em declínio. Na Construmóbil, enaltece, os empreendedores poderão mostrar para a comunidade que estão estabilizados no mercado. “Tem muita gente apostando nesse aspecto, de mostrar que não é só mais um.”

O número de estandes locados comprova o interesse pelo evento. Faltando cinco meses, 64% dos 210 espaços foram reservados. A expectativa da organização é reunir mais de 300 expositores, visto que muitos arquitetos e empresários montam parcerias para ocupar juntos um mesmo ambiente. O mapa completo da feira será apresentado hoje à noite. “Também faremos o cadastro de quem quiser participar.”

A feira ocorrerá no Parque do Imigrante, em Lajeado. Serão ocupados os pavilhões 1 ao 4; os saguões 1 e 2 e a parte externa do parque. O pavilhão 3 abrigará a Mostra Arquitetura e Design, que terá seu espaço ampliado nesta edição. O pavilhão 4 contará com café e música ao vivo, além de outras atrações.

Há mais de ano, a comissão organizadora trabalha e realiza reuniões para que o evento encerre com bons resultados para os expositores. O grupo tem visitado outras feiras pelo estado em busca de experiências e novidades que possam ser adaptadas à Construmóbil 2015. O Parque do Imigrante passou por melhorias no ano passado. O telhados dos pavilhões 2 e 3 foram trocados, sendo também construído novo banheiro no pavilhão 3.

Novidades no acesso

A Construmóbil inova no acesso do público ao parque. Cada expositor terá a autonomia para cadastrar quantas pessoas tiver interesse. De acordo com Vargas, os convidados receberão um código de barras e, no dia do evento, apensa precisarão apresentá-lo na portaria.

Aos demais visitantes, o acesso ocorrerá mediante a compra de ingresso no valor de R$ 7. Na edição passada, o cadastro gratuito era realizado pela Acil. “Agora queremos aproximar os empresários do público, fazer com que o empreendedor se sinta mais integrado ao evento e o convidado, prestigiado”, ressalta o presidente.

Outra inovação também ocorre nas datas e horários. Na Construmóbil 2013, o evento abriu em uma quarta-feira à noite. Conforme Vargas, sobrou apenas a quinta-feira e parte da sexta-feira para que empresários pudessem atender convidados e clientes de forma individual. O maior movimento de público no fim de semana dificultou a interação.

Para esta edição, ocorrerá na terça-feira. “Assim, os expositores conseguirão dar maior atenção para o cliente.” De quarta-feira a sexta-feira, a abertura foi postergada para as 17h. No sábado e domingo, começa às 10h. “Nosso público é noturno, em especial de pessoas que recém saíram do trabalho. Por isso não adiantaria continuar abrindo a feira tão cedo.”

“Cidades Criativas”

O lançamento da Construmóbil inicia com uma abordagem sobre o tema desta edição “Cidades Criativas”. De acordo com o presidente Vargas, a proposta é avaliar como as empresas estão se postando no mercado em relação à contribuição social. “Precisamos pensar no futuro da nossa cidade, do planeta.”

Na última edição, a feira registrou público de 27 mil pessoas, visitantes de sete estados do país. Fechou R$ 23 milhões em negócios por meio de quase 300 expositores e contou pela primeira vez com entrada gratuita. Com o cadastro antecipado, a organização pode identificar o publico: 20,9% estudantes, 17,57% integrantes das equipes de serviço, 11,79% do ramo da indústria, 9,89% lojistas, 9,84% profissionais liberais e 5,40% construtores.

Acompanhe
nossas
redes sociais