Torcedores vivem expectativa para o Gre-Nal decisivo

Você

Torcedores vivem expectativa para o Gre-Nal decisivo

Campeão gaúcho de 2015 será conhecido neste domingo. Sem vencer a principal competição do sul do Brasil desde 2010, o Grêmio tenta impedir o pentacampeonato do Internacional. Do outro lado, o colorado quer manter a hegemonia sobre o principal rival. Torcedores do Vale do Taquari já garantiram presença num dos maiores clássicos do futebol mundial. Jogo inicia às 16h deste domingo, no Estádio Beira Rio

oktober-2024

Gre-Nal é Gre-Nal. A simplória frase do ex-governador do Estado, Ildo Meneghetti, permanece atual após quase 60 anos. O clássico entre Grêmio e Internacional divide literalmente o Rio Grande do Sul. E não será diferente neste domingo, quando os dois maiores clubes do sul do Brasil se enfrentam pela 406ª vez em 106 anos de história.

Crédito: Anderson LopesO Grêmio tem certa vantagem por jogar por dois resultados. Ao Tricolor, basta um empate com gols ou vitória simples para sair campeão do Beira Rio. Já o Colorado precisa vencer no tempo normal ou ganhar a disputa por pênaltis, caso o jogo termine empatado em 0 x 0. O primeiro jogo, disputado no domingo passado na Arena, também acabou em 0 x 0.

A equipe colorada ainda não definiu os 11 atletas que irão a campo. Com jogo marcado pela Libertadores da América na próxima quarta-feira, contra o Atlético/MG, em Belo Horizonte, o treinador do Inter, Diego Aguirre, não descarta mandar uma escalação com reservas para o Gre-Nal.

Já o Grêmio não deve apresentar mistérios na escalação. Sem o zagueiro Geromel, expulso no primeiro jogo da decisão, o técnico Luis Felipe Scolari deve colocar Erazo em seu lugar e manter os outros mesmos dez titulares. O uruguaio Cristian Rodriguez tem chances de iniciar o jogo, assim como o atacante Yuri Mamute, oriundo da base tricolor.

A torcida gremista já esgotou os ingressos disponíveis. Ainda há poucos acessos para quem decidir ir na área mista do estádio, onde torcedores da dupla assistirão juntos ao jogo. No setor destinado aos colorados, ainda restam espaços à venda.

Confiança do lado colorado

A procura por ingressos para o Gre-Nal decisivo foi intensa. Em Teutônia, os mais de cem tickets disponibilizados pelo consulado se esgotaram em menos de um dia. “Colocamos na terça de manhã e até o meio-dia só tinha mais ingressos para a área VIP,” relata o cônsul Gilmar Raath.

O consulado de Teutônia vai levar cerca de 90 torcedores a Porto Alegre em dois ônibus e um micro-ônibus. Este é um dos maiores grupos juntados nos últimos meses. “Estão todos empolgados com a final.”

Um dos colorados que irá ao Beira-Rio é o arroio-meense, Djonatan Luís da Silva. Será a primeira vez que o torcedor visitará o estádio após as reformas. Por se tratar de uma final com clássico, a empolgação aumenta. “O Gre-Nal é uma caixinha de surpresas, tudo pode acontecer.”

Silva acredita em uma vitória suada do Internacional com o capitão D’Alessandro como destaque. Se o resultado for este, o arroio-meense comemorará pela primeira vez um título dentro do Beira-Rio. “Vi o Inter ser campeão gaúcho e da América pela TV. Espero ter essa sensação no estádio.”

O otimismo é compartilhada pelo diretor regional do Inter, Ilvo Hemsing. O morador de Teutônia prevê uma vitória de 3 a 1. A confiança é tanta que ele prevê um gol do zagueiro Paulão.

“Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver”

De carona com um colorado, o lajeadense o gremista Rafael Grün irá, pela primeira vez, a uma partida oficial no Beira-Rio. Ele e a namorada serão alguns dos torcedores que apoiarão a equipe tricolor na final do Gaúchão.

Em 2007, Grün assistiu à decisão da Libertadores contra o Boca Juniors. O Grêmio perdeu por 2 a 0 e ficou com a segunda colocação. Neste ano, o lajeadense acredita que a história pode mudar. “É na tristeza e na alegria. Mesmo no Beira-Rio, vou com fé e confiante no título.” Para Grün, o jogo será equilibrado e terminará 1 a 0 para a equipe tricolor com um gol na prorrogação da etapa complementar.

Histórias do Clássico

A história dos clássicos iniciou em julho de 1909, época da fundação do Sport Club Internacional. Exatamente no dia 18 daquele mês, no campo da Baixada, as duas agremiações se enfrentaram pela primeira vez. O placar de 10 x 0 para o Grêmio era esperado. Afinal, o tricolor gaúcho já tinha experiência e atuava nos campos de Porto Alegre e do interior do estado há mais de seis anos.

Depois do histórico jogo vieram outros notáveis confrontos. O Gre-Nal Farroupilha, disputado em 1935 em comemoração ao centenário da revolução de mesmo nome, elevou o goleiro gremista Lara à condição de ídolo naquela vitória de 2 x 1 do tricolor.

Há também o sonoro 7 x 0 aplicado pelo Inter em setembro de 1948, pelo Gauchão daquele ano. E ainda as primeiras vitórias de cada um nos clássicos do Campeonato Brasileiro: 1 x 0 para o Inter em 1971, e 1 x0 para o Grêmio em 1977.

O Inter já teve o prazer de estragar a festa no primeiro Gre-Nal disputado no Estádio Olímpico, quando aplicou o acachapante 6 x 2 com quatro gols de Larry. Passados 15 anos daquele jogo, já em 1969, ocorreria o primeiro clássico no Beira Rio, a casa colorada.

A sede de “vingança” do Tricolor resultou uma das maiores pancadarias da história. O 0 x 0 acabou com apenas um atleta de cada clube em campo. Todos os 20 jogadores restantes foram expulsos.

Nestes 106 anos de história, houve dois “Gre-Nais do Século”. O primeiro deles foi vencido em 1988 por 2 x 1 – de virada – pelo Inter. O jogo era válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro. Em 2009, quando se completou o primeiro século efetivo de clássicos, a vitória foi do Grêmio por 2 x 1, também de virada.

Origem do nome

Entre tantas curiosidades a cerca do clássico, destaque para a origem da expressão “Gre-Nal”. Ela surgiu em 1926, e é uma criação do jornalista esportivo Ivo dos Santos Martins. Na época, atuando no Correio do Povo.

Conta a história que ele estava cansado de escrever por extenso os nomes dos clubes, por isso inventou a expressão. Ele ainda tentou um “Inter-Gre”, mas o seu amor pelo Grêmio falou mais alto e ele optou pelo “Gre-Nal”.

Imprensa opina

Quem vai levantar a taça?

“Acho que vai ser um embate emocionante entre as duas equipes. Mas acho que o Internacional leva o Pentacampeonato, pois joga diante do seu torcedor, na sua casa. Além disso, tem um bom plantel e a melhor campanha da competição. Acredito que o resultado final será 2 a 1.”

Luciano Silva, rádio Emoção FM (Arroio do Meio)

“Acho que dá Grêmio, por causa do grande apetite por títulos e o Felipão, que é especialista em mata-mata. Acho que se unem e o Tricolor não vai deixar o título gaúcho escapar. Acho que o Grêmio será campeão com empate com gols.”

Marcelo Cardoso, rádio Guaíba (Porto Alegre)

“No meu ponto de vista, vai dar Internacional. Acredito que o técnico Aguirre irá escalar os titulares, daí vai prevalecer a qualidade técnica da equipe colorada. Resultado vai ser 1 a 0 para o Inter.”

Angelo Afonso, rádio Gre-Nal (Porto Alegre)

Acompanhe
nossas
redes sociais