Mais doses devem ser distribuídas hoje

Você

Mais doses devem ser distribuídas hoje

Em dois dias de vacinação contra a gripe, mais de dez mil pessoas foram vacinadas

A procura imediata da vacinação contra a gripe surpreende os órgãos de saúde da região. Em dois dias de campanha, foram imunizadas mais de dez mil pessoas. Em cidades como Lajeado e Estrela, os postos de saúde esgotaram as primeiras doses disponibilizadas pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) já nessa terça-feira.

Crédtio: DivulgaçãoAté o fim da tarde de ontem, 23 municípios da região aguardavam pelo recebimento de mais vacinas. “Normalmente não faltam doses”, diz a enfermeira Supervisora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Nilse Gemelli Lavall. Segundo ela, nos dois primeiros dias da campanha cerca de 10% do grupo de risco já recebeu imunização. O percentual representa quase duas mil pessoas.

Nilse pede cautela às pessoas, enquanto o município aguarda o recebimento de mais doses. Da mesma forma, a coordenadora de vacinas, em Estrela, Maristela Mörschbacher, orienta os grupos de risco a retornarem aos postos assim que recebidas mais doses. Na cidade, mais de mil pessoas foram vacinadas.

Segundo a enfermeira da 16ª CRS, Inge Storck dos Passos, 20,6 mil doses foram distribuídas aos 37 municípios na primeira remessa. A partir de hoje, mais 21 mil doses devem ser entregues às secretarias de Saúde. Essas vacinas chegaram ontem à tarde ao governo estadual, enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Uma próxima remessa deverá chegar na próxima semana, para a vacinação do dia D, em 9 de maio”, ressalta Inge. Ao todo, a 16ª CRS projeta a imunização de cerca de 92,5 mil pessoas na região. A campanha iniciou na segunda-feira no estado e encerra em 22 de maio. Mais de 3,5 milhões de gaúchos do grupo de risco devem ser imunizados.

Fique atento

A aplicação das vacinas ocorre nos postos de saúde, sob orientação de cada município. Equipes visitam os acamados perante agendamento. Em caso de dúvidas, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde da cidade.

A vacina é trivalente, ao oferecer imunização contra os vírus Influenza B, H1N1 (gripe A) e H3N2. De acordo com Inge, a dose costuma fazer efeito em duas ou três semanas. A aplicação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

No estado

Neste ano, foram registrados até o momento dois casos de Influenza no estado, um em Canoas e outro em Santa Cruz do Sul. Em 2014, o estado registrou 189 casos confirmados, dos quais 25 resultaram morte.

Em relação ao ano anterior, houve queda de 66% nos casos e óbitos – já que, em 2013, foram 563 casos, com 73 mortes. No Vale do Taquari, houve dois casos confirmados no ano passado: um em Arvorezinha e, outro, em Estrela. Em ambos, as pessoas se recuperaram.

Acompanhe
nossas
redes sociais