Protesto nacional repercute em Estrela

Você

Protesto nacional repercute em Estrela

Manifestantes fazem buzinaço e passeata pela área central da cidade no domingo

Estrela – As principais ruas da cidade estarão fechadas na tarde deste domingo. Mais de mil pessoas são esperadas para o protesto marcado pelas redes sociais. O grupo pede melhorias nos serviços públicos e por reformas tributária, judicial, política e penal. A ação acompanha mobilização nacional, prevista para ocorrer em mais de 500 municípios.

01O protesto começa com um buzinaço promovido por motociclistas. Ao longo desta semana, caminhoneiros e motoristas de carros também mostraram interessem em auxiliar. Às 15h30min, cerca de 400 participantes devem se encontrar em frente ao Parque Princesa do Vale. O grupo segue em direção ao acesso principal da BR-386, passando pela rua Bruno Schwertner e pelas avenidas Coronel Müssnich e Rio Branco.

Ao chegar na rodovia federal, os manifestantes avaliarão a possibilidade de interromper o tráfego de veículos. “Estamos cansados de seguidos anúncios de corrupção no governo federal, sem que nada aconteça com os culpados. Além disso, os serviços básicos prestados à população continuam precários”, ressalta um dos organizadores do buzinaço, Luís Fernando Cíceri.

Em seguida, os motociclistas retornam ao parque para se juntar à segunda manifestação da tarde, o Vem pra Rua Estrela. Mais de mil pessoas devem estar presentes. Munidos de cartazes e apitos, os integrantes seguirão a partir das 16h30min em passeata pela rua Júlio de Castilhos até a Marechal Floriano, seguindo pela avenida Coronel Müssnich, retornando ao parque.

O grupo retoma os pedidos pelo impeachment da presidente Dilma Rouseff, saída que motivou manifestação semelhante no dia 15 de março. Os participantes defendem a proposta de seguidos movimentos para pressionar por mudanças na política nacional. Novo protesto está agendado para maio.

Convide à população

Protesto semelhante estava previsto para ocorrer em Lajeado na mesma tarde, mas a organização desistiu ao longo da semana. Com isso, um dos coordenadores da atividade em Estrela, João Braun, espera mais participantes no movimento de Estrela.

De acordo com ele, a expectativa em relação ao número de manifestantes devem ser superada. “Convidamos os moradores de Lajeado, como de todas as cidades da região a se integrar ao nosso grupo. Afinal, muitas pessoas estão insatisfeitas com o governo.”

Paralisação em 500 cidades

As manifestações fazem parte de diversos movimentos nacionais, em especial o Vem pra Rua e o Movimento Brasil Livre. Nas redes sociais, até a tarde dessa sexta-feira, protestos estavam programados para ocorrer em mais de 500 municípios brasileiros.

Um dos principais deve ser realizado a partir das 9h30min de domingo, na Esplanada dos Ministérios, onde 50 mil pessoas são esperadas. Sob o lema “Vai ser maior”, o grupo toma as ruas contra a presidente Dilma Rousseff e o Congresso Nacional. O protesto está na segunda edição. O primeiro ocorreu no dia 15 de março, no qual 45 mil participaram.

Acompanhe
nossas
redes sociais