Moradores pedem solução na av. Tallini

Você

Moradores pedem solução na av. Tallini

Desrespeito obriga grupo a pedir a proibição do estacionamento nas madrugadas

oktober-2024

Lajeado – Volume da música acima do permitido, pegas de motocicleta e arruaça incomodam moradores do bairro Universitário. O ponto de encontro fica entre as avenidas Alberto Müller e Avelino Tallini.

02Ontem, moradores das proximidades e integrantes da associação dos residentes no bairro estiveram na prefeitura para pedir a solução do problema. Hoje, o grupo deve protocolar uma solicitação para proibir o estacionamento no local durante a noite. Essa medida havia sido confirmada pelo coordenador de Trânsito do município, Euclides Rodrigues, há cerca de duas semanas.

No entanto houve uma mudança nos planos, e a proibição ficou em segundo plano. Diante dos acontecimentos desse fim de semana, um grupo de moradores do bairro reiterou a solicitação de alguma providência para solucionar o impasse.

Neste sábado, um morador ligou para a BM pedindo uma patrulha devido ao barulho durante a madrugada. Um motorista foi identificado e o som automotivo precisou ser apreendido. Como precisava registrar ocorrência para dar andamento na fiscalização, uma viatura foi até a casa do morador.

O condutor que teve o aparelho apreendido seguiu a BM até a residência. Nesse momento, o informante ficou frente a frente com o denunciado. “Isso gerou insegurança. Não conhecemos a índole das pessoas.” Felizmente, diz o morador, o motorista reconheceu que havia se excedido e pediu desculpas.

Conforme Rodrigues, para ter legitimidade e proibir estacionamento, o município precisa de um pedido formal dos moradores. Para ele, ainda que radical, a medida é a mais provável de ser adotada.

Orientação

Para atender um chamado por perturbação, a BM precisa de uma vítima identificada, afirma o capitão Luciano Johan. Segundo ele, isso se deve a uma orientação do Ministério Público (MP). Antes, conta o militar, o policial poderia fazer a ocorrência quando constatassem o volume alto durante a noite.

Hoje, por risco de o policial ser indiciado por abuso de autoridade, a BM só envia uma viatura com a confirmação do registro da ocorrência. “Estamos conscientes que isso pode intimidar os moradores a nos chamar, mas não podemos expor o policial a descumprir uma orientação da promotoria.”

De acordo com o capitão, nesse fim de semana houve fiscalização da BM nas proximidades da Univates para coibir os excessos por parte dos frequentadores.

Acompanhe
nossas
redes sociais