Lajeado – A duas semanas de completar um ano de estacionamento pago na área central da cidade, a Stacione Rotativo coloca à disposição 19 parquímetros. Os aparelhos estão instalados nas principais quadras e começam a funcionar nesta manhã. Monitores da empresa foram treinados a fim de orientar clientes quanto ao funcionamento dos terminais.
Para facilitar a compreensão sobre o sistema, cada parquímetro deve ter visível no painel uma instrução de passo a passo (veja ilustração abaixo). De acordo com o gerente administrativo da Stacione, Juliano Jardel Rasera, uma campanha ocorre nesta semana para informar motoristas sobre a novidade. “Distribuiremos panfletos e deixaremos pessoas à disposição para esclarecimentos.”
Ao todo a empresa instalou 20 aparelhos, ao custo aproximado de R$ 600 mil – um deles destinado ao treinamento interno dos monitores. Foram investidos R$ 400 mil na compra dos equipamentos e quase R$ 200 mil na rede de fibra óptica, que permite mais agilidade no registro da vaga.
Devido ao fato de o parquímetro estar conectado direto ao sistema central de informações da Stacione, o cliente não precisa retornar ao veículo para deixar o comprovante de pagamento. Isso porque no momento da compra de crédito, é preciso informar a placa.
Os créditos podem ser comprados apenas por meio de moedas. Caso o consumidor deposite valores acima dos previamente estabelecidos, o tempo de permanência será proporcional à quantia.
Mais facilidade
Com a implantação dos terminais, Stacione e governo municipal consideram não haver mais justificativa para que motoristas deixem de pagar pelo estacionamento na área azul. Há casos, por exemplo, de veículos com mais de cem Avisos de Irregularidade (AI). Além dos parquímetros, a compra de crédito pode ser realizada nas 90 lojas credenciadas ou com os monitores, na sede e no site da empresa.
A equipe da Stacione estudou por mais de cinco meses a movimentação dos veículos, visando os melhores locais para instalação dos parquímetros. Mesmo com a nova opção de pagamento, o quadro funcional de monitores não será alterado. Os terminais devem aliviar o serviço prestado pelos cobrados, motivo que tem gerado seguidos pedidos de demissões: mais de 200 pediram para sair ou foram desligados da empresa neste primeiro ano.