MPF investiga precariedade na telefonia

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MPF investiga precariedade na telefonia

Procurador reúne informações sobre serviços prestados e deve acionar a Anatel

Vale do Taquari – Os investimentos feitos nas redes das operadoras de telefonia móvel são insuficientes frente à expansão do mercado de celulares e tablets. O descompasso aumenta o número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e gera processos judicias.

04Estudo realizado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) identificou retrocesso na qualidade da telefonia na região. A partir de 2009, em vez do avanço natural, a qualidade na prestação de serviços decaiu. Usuários de mais de 80% dos municípios reclamam da qualidade ofertada pelas operadoras.

Em Imigrante, o problema motivou ação judicial contra as operadoras Tim e Oi. No fim de 2014, o município ficou sem telefonia fixa e móvel por oito dias. A instabilidade do sistema causa interrupções a cada mês. De acordo com o prefeito Celso Kaplan, basta chover para haver interrupção. “Não pode ficar assim.”

Kaplan foi um dos prefeitos a mostrar insatisfação quanto aos serviços, durante assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), nessa segunda-feira. O assunto chegou ao Ministério Público Federal (MPF).

O procurador-geral da República, Claudio Terri do Amaral instaurou um procedimento preparatório para iniciar uma investigação junto ao MPF. Amaral reúne informações sobre o estudo do Codevat e analisa as reclamações dos prefeitos.

A partir dessas informações, pedirá esclarecimentos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitará providências.

Tim anuncia visita a Imigrante

A Tim prometeu enviar um técnico a Imigrante para estudar os motivos dos problemas e viabilizar investimentos. A torre instalada no centro não recebe sinal via rádio. Depende de uma linha de cabos ópticos, de São Leopoldo, sob concessão da Oi. Mas, a rede é interrompida com frequência.

Entre os investimentos, há possibilidades de se implantar a tecnologia a rádio e instalar a antena em outro local. O município já ofereceu terreno.

Oi em crise

A Oi recebeu nota abaixo da média tanto no serviço fixo como no móvel. O índice de descumprimento é de 36,5%. Cerca de 75% do capital próprio da operadora estava comprometido em empréstimos. Em 2014, a dívida saltou para R$ 47,7 bilhões.

Internet supera telefonia

De acordo com o estudo, a qualidade dos serviços de internet superam os de telefonia. A melhor oferta se deve pela concorrência de empresas, segundo a presidente do Codevat, Cíntia Agostini.

Na pesquisa, chama atenção a falta de redes fixas de telefonia na área rural: 46,5% das cidades não têm o serviço. A linha de celulares é avaliada como regular ou péssima em mais de 80% dos municípios. “Isso é inadmissível”, enfatiza a presidente do Codevat.

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