Trabalho voluntário enfeita três cidades

Você

Trabalho voluntário enfeita três cidades

Colinas, Estrela e Westfália finalizam ornamentação para atrair turistas na Páscoa

Vale do Taquari – Municípios apostam no embelezamento das praças e vias públicas para atrair a atenção das pessoas no período da Páscoa. Em Colinas, cerca de 250 coelhos são distribuídos pela cidade. Dois deles, de 3,5 metros de altura, aguardam turistas na entrada da cidade, em meio à representação de um helicóptero, um carrossel. As 42 bicicletas estão decoradas, acompanhados de flores e de cenouras e ovos de isopor.

03Objetos são confeccionados por mulheres voluntárias, em oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A maior parte do material é reaproveitada de 2014 com retoques em roupas e revestimento. Outros são alugados. O investimento totaliza R$ 8 mil.

O município espera superar os 25 mil visitantes registrados em 2014. Uma excursão do Paraná já está confirmada para a abertura oficial da Páscoa na cidade, marcada para o dia 21. No outro dia, começa a tradicional caça ao ninho e a ação Coelhos nas Praças, com distribuição de brindes aos visitantes.

Em Estrela, coelhos e cenouras confeccionados por artesãos do município decoram a Praça Menna Barreto, no Centro. Placas de Feliz Páscoa foram feitas pela marcenaria do município. Segundo a primeira-dama Carine Schwingel, a decoração é tímida, se comparada ao Natal, mas serve para dar referência à data. “A cada ano fazemos um pouco mais.”

O pórtico, rótula e calçadão também são decorados. Foram instaladas representações de doces, pirulitos e caramelos. Uma cabeça de coelho será colocada em cima do pórtico.

A reflexão sobre a Páscoa fará parte das homenagens do município em época pascal. No dia 29 de março, às 20h30min, em frente a Praça Menna Barreto, ocorre a encenação do grupo teatral Vida e Luz de Lajeado. Cinquenta atores apresentam a peça A Paixão de Cristo.

Em Westfália, grupo de voluntárias trabalha desde o início do ano para ornamentar a cidade. A instalação começou nesta semana. A primeira-dama Ingrid Marasca coordena os trabalhos. Neste ano, além da ornamentação nos principais pontos do município, está sendo montada a Toca do Coelhinho no palco natural do Parque de Eventos, próximo ao Centro Administrativo.

Falta investimento

A decoração em Colinas atrai turistas durante o fim de semana, mas falta infraestrutura para recebê-los. Para fotografar os enfeites na rodovia, próximo à cidade, motoristas precisam estacionar em canteiros. Não há hotel. Aos domingos, não há restaurante aberto.

Segundo o prefeito Irineu Horst, o investimento pela área privada ocorrerá de forma automática à medida que aumenta o número de turistas. “As pessoas percebem esse movimento e começam a investir.” Há projetos para a instalação de pousadas e de um hotel, afirma.

A maior aposta, segundo Horst, é a concretização do trem turístico, de Guaporé a Estrela. “Se espera um movimento de turistas durante toda semana. Aí sim dará resultado.”

Acompanhe
nossas
redes sociais