Executivo abre inscrições para habitação

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Executivo abre inscrições para habitação

Famílias devem preencher pré-requisitos para financiar um dos 379 imóveis

Estrela – Famílias interessadas em concorrer a uma das 379 casas populares do loteamento Nova Morada têm 47 dias para se inscrever. A seleção inclui dois projetos do Minha Casa Minha Vida. O primeiro lote, de 250 casas, será concluído no fim do ano; o outro, até o fim de 2016.

03O processo seletivo começa na segunda-feira e termina no dia 24 de abril. Os atendimentos ocorrem na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

Segundo o prefeito Carlos Rafael Mallmann, cerca de mil pessoas devem formar um novo bairro a partir do início de 2016. O investimento do governo federal supera R$ 14 milhões. Inclui pavimentação e a construção de calçadas.

As casas de 48 metros quadrados ficam em uma área de 13 hectares, às margens da Rota do Sol, próximo à entrada de Novo Paraíso. São construídas no formato geminado, duas a duas. Têm piso cerâmico, dois quartos, sala, cozinha, área de serviço coberta e uma varanda. O banheiro e parte da paredes da cozinha são revestidos com azulejo. Todas têm reservatório de água individual e aquecimento solar.

Entre as exigências da Caixa Econômica Federal (CEF), as famílias devem ter renda de até R$ 1,6 mil, estar inclusa no Cadastro Único e comprovar moradia no município de ao menos cinco anos. O candidato enquadrado nos critérios terá dez anos para pagar sua contrapartida. As prestações variam de R$ 25 a R$ 80.

Para se inscrever no projeto, família deve levar à Sedesth os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; se estrangeiro, o visto e a comprovação da residência de ao menos cinco anos no município; comprovante de estado civil; laudo médico, no caso de deficientes; três comprovantes de residência; título eleitoral, cartão SUS; comprovante escolar.

Lajeado sorteia em abril

As inscrições terminaram com 696 famílias concorrendo aos 448 apartamentos do Residencial Novo Tempo, na divisa de Jardim do Cedro e Santo Antônio. A entrega dos imóveis é prevista para outubro. Cada família pagará, no máximo, R$ 80 mensais por dez anos.

O processo seletivo entra na segunda fase. De acordo com a assistente social, Manuela Ferreira da Costa, todos que se inscreveram precisam retornar à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Stahs) para encaminhar documentos e assinar termo de adesão.

A empresa Acordar Treinamentos, contratada pela administração por meio de licitação, encaminha os documentos para avaliação da Caixa Econômica Federal (CEF), a quem cabe definir as famílias que se encaixam nos pré-requisitos.

Segundo Manuela, é necessário levar CPF, identidade e certidão de estado civil dos interessados, casal ou responsável. Documentos de filhos e dependentes não é necessário. A CEF avalia cinco critérios, entre eles, quantidade de dependentes e vulnerabilidade social. Em abril, haverá um sorteio para definir quais famílias serão contempladas.

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