Campanha incentiva descarte consciente

Você

Campanha incentiva descarte consciente

Programa Jogue Limpo ocorre neste fim de semana e prevê a coleta de resíduos

Arroio do Meio – A administração municipal convida a comunidade para participar de mais uma edição da campanha de descarte correto Jogue Limpo com Arroio do Meio. A 9ª edição do evento ocorre neste sábado, na Rua Coberta.


01
Entre as novidades está o recolhimento de jornais e revistas. A iniciativa também recebe eletrodomésticos, eletrônicos, sucatas, pilhas, baterias, óleo de cozinha, medicamentos vencidos, vidros de café e conservas em estado de reutilização, papel, papelão e plástico.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa, o evento é realizado a cada três meses e tenta reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto dos materiais. Um litro de óleo jogado fora de forma errada pode contaminar até um milhão de litros de água, afirma.

A última edição da campanha ocorreu em dezembro. Foram recolhidos 97 televisores, 229 celulares e telefones fixos, 45 monitores, 52 DVDs e vídeos cassetes, 118 litros de óleo de cozinha, 65 quilos de pilhas e baterias e 62 vidros conservas.

Desde 2012, ano em que o programa foi instituído, foram recolhidos mais de mil telefones fixos e celulares, 560 televisores, 320 monitores, 870 litros de óleo de cozinha usado e 310 quilos de pilhas e baterias, além de cem quilos de medicamentos vencidos.

Barbosa alega que a campanha também resultou em redução nas ocorrências de despejo de lixo e sucata nos rios e terrenos baldios. Ainda há pessoas sem consciência, mas nada próximo do que tínhamos antes, reforça. Segundo ele, o número de reclamações na secretaria de Serviços Urbanos (Seub) caíram nos últimos três anos.

Serviço permanente

A administração municipal também oferece serviços permanentes para descarte de materiais. Os postos de saúde do município recolhem medicamentos vencidos. Há pontos recolhimento de óleo de cozinha usado na prefeitura, postos de saúde e Seub.

Os Serviços Urbanos também têm um ponto de coleta de pilhas e baterias usadas e faz o recolhimento de móveis. Neste caso, o mobiliário que não estiver em condições é enviado para reciclagem. Os que podem ser reutilizados são distribuídos para famílias carentes do município.

A orientação para quem quer descartar móveis é de entrar em contato com a Seub e agendar a data do serviço. No dia combinado os proprietários devem colocar o material na calçada, uma vez que os funcionários do Executivo não podem entrar no terreno dos moradores.

As famílias quiserem se candidatar para receber doações devem realizar cadastro no Centro de Referência em Assistência (Cras), com nome, endereço, telefone e informações sobre que tipo de móvel estão precisando.

Acompanhe
nossas
redes sociais