Lajeado – As promoções do Liquida Lajeado movimentaram o comércio na quinta e sexta-feira. A campanha, realizada pela CDL, encerra neste sábado, dia 21. São 151 lojas participantes.
A doméstica Vera Weiss aproveitou para comprar objetos de maior valor, como móveis e aparelhos eletrônicos. Depois de dois meses de pesquisa, a lajeadense pretende levar uma cama com pelo menos 20% de desconto. “Vale a pena esperar um pouco pela liquidação.”
Lojas oferecem produtos com desconto de até 80% à vista. No crediário, o parcelamento ocorre em até dez vezes sem juros, com o primeiro pagamento para maio.
A facilidade na compra atrai também moradores de cidades vizinhas, como a estrelense Erenita Petry. Empresária, aproveita as liquidações para substituir parte dos móveis do escritório. Em alguns produtos, como uma cadeira, consegui quase 60% de desconto. “Costumo pesquisar pelo preço, sem esquecer da qualidade.”
Esperar pelas promoções integra a rotina da família. Parte das compras ocorre à vista. Outra parte, no crediário, para não elevar as despesas mensais.
Além dos descontos, a campanha distribui vales-picolés aos clientes. São mais de seis mil tíquetes com retirada até 1º de março na Sorvebom. Com o movimento dos primeiros dois dias, o presidente da CDL, Daniela Dullius, estima a confirmação do incremento de quase 6% nas vendas. O índice deve minimizar a redução das compras, ocorrida em janeiro.
Mudanças na rotina
Algumas lojas ampliaram o número de funcionários nos últimos dias para atender a demanda de clientes. O gerente de um estabelecimento de móveis, eletrodomésticos e utensílios, Jacson Balt, se surpreendeu com a procura. “Tivemos que trazer três atendentes da Matriz, mas foi insuficiente.”
Comparando a tarde de sexta-feira com de segunda-feira, por exemplo, estima uma movimentação quase dez vezes maior na loja. “Aumentamos quase 70% as vendas diárias nesses dois dias.”
No setor de vestuário, a circulação foi um pouco menor, devido à antecipação dos descontos em janeiro. Mesmo assim, a gerente Elisete Fuhr, estima um aumento de 30% na movimentação de clientes. Enfatiza também, a maior procura pelo pagamento à vista, no cartão. Já comemora o crescimento de cerca de 10% nas vendas, em comparação a janeiro.