Liquida Lajeado reúne 151 comerciantes

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Liquida Lajeado reúne 151 comerciantes

Principal campanha de liquidação regional começa hoje e vai até sábado, dia 21

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Lajeado – O Liquida Lajeado, realizado todos os anos, ocorre até sábado em 151 lojas associadas. Os descontos devem minimizar a redução das compras, considerada comum no período de janeiro e fevereiro. Com a campanha, a CDL estima um incremento de até 6% nas vendas.

04Com o slogan “Uma Promoção de Derreter os Preços”, lojas oferecem desconto de até 80% no pagamento à vista. No crediário, estabelecimentos proporcionam parcelamento em até dez vezes sem juros com o primeiro pagamento para maio.

Uma das novidades desta edição é a distribuição de seis mil vales-picolés aos consumidores. Segundo o presidente da CDL, Daniel Dullius, com o brinde, as pessoas identificarão quais são as lojas participantes. A entrega dos vales ocorre conforme o critério de cada lojista, com troca até 1º de março, na Sorvebom.

Segundo Dullius, as diferentes formas de pagamento devem estimular a volta às compras, depois dos investimentos em férias e Carnaval. “Almejamos um crescimento de 5 a 6% nas vendas, a exemplo do período natalino.”

Na edição passada, o incremento foi de 5,4% em relação a 2013. De acordo com Dullius, o índice deve se manter, apesar do maior endividamento de parte da população. Os descontos atingem os diferentes segmentos do comércio, confecções, calçados, óticas e joalherias, eletrodomésticos, móveis, material elétrico, tintas, farmácias e supermercados.

Ampliação de ofertas

Proprietário de uma loja de móveis, Gaspar Ritter, estima a redução de 20% nas vendas no início do ano, se comparado aos demais meses. Relaciona a queda com o maior endividamento das pessoas, diante de investimentos em imóveis e veículos. Outra fator é o período de férias, quando parte dos moradores vai à praia ou viaja.

Ao integrar a campanha desta semana, projeta o aumento de pelo menos 10% nas vendas, passando da média estimada pela CDL. “A expectativa é grande e as promoções também”, diz. Para o pagamento à vista, oferece desconto de 40% no preço. O crediário chega a dez vezes, com a primeira parcela para maio.

Compra facilitada

Se para os lojistas é uma oportunidade de vender e renovar o estoque, para os consumidores a liquidação vira uma forma facilitada de compra. A aposentada, Ilse Ruschel, costuma pesquisar preços e optar por produtos em oferta.

Nesta semana, conseguiu roupas com até 50% de desconto. “Quando tenho dinheiro, prefiro pagar à vista. Porém, nem sempre isso é possível.” Pretende adquirir uma caixa de som, equipamento mais caro em outras épocas do ano.

A vendedora Karla Figueiredo pretende investir parte do salário em roupas. Há três semanas na cidade, aproveita as ofertas para completar o guarda-roupas. “A campanha vem em boa hora.” Para não comprometer grande parte da renda mensal, opta pelo parcelamento.

Campanhas no Estado

As campanhas no comércio de Porto Alegre e Região Metropolitana, como Liquida Porto Alegre e Liquida Tchê, devem ocorrer só a partir da próxima semana. Ambas devem durar menos tempo do que edições anteriores, com maiores descontos.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) estima um crescimento médio de pelo menos 2% no comércio estadual para fevereiro. Cada município, a partir dos lojistas e associações locais, é responsável por definir as ofertas e promoções.

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