Stacione confirma uso de parquímetros

Você

Stacione confirma uso de parquímetros

Aparelhos servirão para cobrar o estacionamento rotativo em até 1,5 mil vagas

oktober-2024

Lajeado – A empresa responsável pela cobrança e fiscalização do estacionamento pago em vias públicas prepara a instalação de 22 parquímetros nas próximas semanas. O anúncio oficial está agendado para quinta-feira da próxima semana, após o feriado de Carnaval. Os valores do investimento nos aparelhos ainda não foram divulgados. Preços e demais formas de cobrança disponibilizadas hoje pela Stacione Rotativo permanecem inalteradas.

04Conforme a direção da Stacione, os pontos onde os aparelhos serão instalados ainda serão definidos em conjunto com a equipe do Departamento de Trânsito da administração municipal. Marco Dellavald, um dos responsáveis pela empresa, garante que os parquímetros servirão para atender até 1,5 mil vagas na área central e também no prolongamento da av. Alberto Pasqualini, entre o trevo da BR-386 e a rua Júlio de Castilhos.

O quadro de funcionários não deverá ser modificado. A princípio, a cobrança por parte dos fiscais que atuam nas tuas permanece. Hoje, há cerca de 50 atuando na área central e entre a rua Bento Gonçalves e a av. Benjamin Constant e suas transversais. No entanto, essa definição gera discordância entre empresa e Executivo. Dellavald afirma que os funcionários vão apenas fiscalizar. “Eles devem fiscalizar os veículos para inibir a inadimplência e também orientar os condutores a respeito do novo sistema que será implantado.”

Já Euclides Rodrigues, diretor do Departamento de Trânsito, afirma que a cobrança por parte dos fiscais permanece. “Estamos disponibilizando mais uma forma de pagamento e conforto para os motoristas. Isto também deve diminuir a demanda de trabalho dos funcionários da Stacione, que poderão atuar de forma mais tranquila e atenciosa com os usuários do sistema”, esclarece. Apesar disto, ele reitera que todas as definições serão apresentadas durante a coletiva da semana que vem.

Ele demonstra satisfação com a nova medida implantada pela Stacione, mesmo após a administração municipal rechaçar por mais de nove meses a instalação dos parquímetros. “Agora não haverá mais desculpas de que os cobradores não foram encontrados.” Além dos parquímetros e dos fiscais, também será possível pagar por meio da internet, smartphone, pontos comerciais e créditos antecipados.

Edital previa parquímetros

Mesmo que a administração municipal tenha sempre se posicionado contrária aos parquímetros, o edital de licitação já previa a utilização destes equipamentos pela empresa responsável. Chamados também de “terminais de autoatendimento”, eles deverão aceitar, inicialmente, só moedas para compra do crédito pelo motorista. Conforme o documento da licitação, que norteou a contratação da Stacione, ele precisa ter capacidade de reconhecimento de todas as moedas em circulação no Brasil a partir de R$ 0,05.

Segundo Rodrigues, os aparelhos serão diferentes daqueles instalados em Porto Alegre, por exemplo. Lá, além de se locomover até o parquímetro, o usuário do rotativo precisa voltar ao veículo para deixar – à mostra para o fiscal – o comprovante de pagamento. “Vamos disponibilizar um sistema no qual o motorista deposita o valor necessário ao tempo que deseja ficar, e o pagamento automaticamente entra no sistema. Ele não precisa retornar ao veículo para deixar o comprovante.” Ele não soube precisar se cédulas ou cartões magnéticos também serão aceitos.

Conforme o edital, cada transação por meio do parquímetro precisa gerar uma série de informações. Entre elas, a identificação do aparelho, o número de sequência do relatório do recolhimento sendo realizado, e a data e hora da coleta, bem como o horário limite de validade. Já o recolhimento dos valores deverá ser feito por uma empresa de transporte de valores devidamente registrada com alvará de operação para este fim. Segundo o documento, em hipótese alguma, a coleta poderá ser feita por funcionários da concessionária.

Outros pontos de venda

O edital de licitação exigia um ponto de venda a cada 30 metros. Hoje, há pouco menos de cem pontos comerciais cadastrados junto à Stacione Rotativo. Tanto que a cobrança na av. Alberto Pasqualini precisou ser repensada e suspensa por tempo indeterminado pela falta de locais para cobrança. O número, que hoje está bem abaixo do acordado, deve aumentar nas próximas semanas. Segundo Dellavald, pelo menos 40 novos pontos de venda estão em negociação, inclusive na avenida em questão.

Vereadores cobram explicação

Na sessão de terça-feira da câmara de vereadores, diversos parlamentares comentaram sobre a possibilidade de instalação dos parquímetros. A maioria demonstrava preocupação com uma possível demissão em massa dos funcionários da Stacione que atuam nas ruas. Antônio Schefer (SDD) foi um deles. “Querem colocar máquinas e acabar com o emprego de quem precisa. Isto é um absurdo”, sinalizou.

O vereador Delmar Portz (PSDB) concordou com o colega. Ele também se posicionou contra a instalação de parquímetros na área azul. Segundo o parlamentar tucano, a medida pode gerar desempregos. “Não adianta reclamar que há poucos cobradores, pois é possível resolver isto pagando mais aos funcionários. Assim mais pessoas se interessariam”, disse. Hoje a empresa destina 17,8% do lucro mensal para o Fundo Municipal de Trânsito.

Para Carlos Kayser (PP), é preciso romper o atual contrato com a Stacione Rotativo caso sejam feitas mudanças que afetem o objeto original da licitação. Da base aliada do governo, Sérgio Kniphoff (PT) solicitou a presença dos diretores da empresa no plenário da câmara para prestarem esclarecimentos. Segundo ele, há dúvidas sobre o novo sistema de cobrança e também a respeito dos créditos pagos com antecedência.

Acompanhe
nossas
redes sociais