Pedágio clandestino atormenta motoristas

Você

Pedágio clandestino atormenta motoristas

Assaltantes estariam abordando veículos e exigindo dinheiro na divisa com Muçum

CCR-aviso-ponte

Roca Sales – A existência de um pedágio irregular na estrada geral da Linha Fernando Abott incomoda moradores. De acordo com relatos, o fato ocorre há mais de três meses próximo à ponte da divisa com Muçum. Neste período, não houve registro de ocorrência na Brigada Militar (BM) ou na Delegacia de Polícia Civil (PC). O Executivo desconhece a situação.

02O local onde estariam ocorrendo os casos tem pouca iluminação e acesso estreito, facilitando as abordagens. Pedaços de madeira, cadeiras e pedras servem de barreira, forçando a parada dos veículos. Condutores dos dois lados do Rio Taquari confirmam o fato. Segundo eles, duas a três pessoas participam da ação, sempre pedindo dinheiro.

Há suspeita de que as quantias arrecadadas sejam utilizadas na compra de drogas. Um dos envolvidos, reconhecido por moradores, seria usuário e esteve detido por furto qualificado e tráfico.

Chefe do setor de fiscalização municipal, Maicon Dentee, diz desconhecer a cobrança de pedágio no local. “Ninguém veio se queixar com o município.” Frisa a responsabilidade da polícia em fiscalizar o trecho.

Ao mesmo tempo, elenca a distância da área central como uma dificuldade enfrentada pela guarnição. Segundo ele, o município tem mais de 600 quilômetros de estradas vicinais.

“A gente fica com medo e paga”

Moradores próximos e pessoas abordadas no suposto pedágio evitam divulgar nome, com medo de represálias. Uma das vítimas, de Roca Sales, teve o veículo abordado por volta das 21h de um domingo. O fato ocorreu há cerca de um mês.

“Ele simplesmente parou no meio da estrada, trancando a passagem”, relembra. Com pouco dinheiro, deu alguns trocados, somando um valor inferior a R$ 10. A pessoa diz não ter visto armas, mesmo assim, com medo de ser agredida, passou o dinheiro sem contestar. “A gente fica com medo e paga.” Apesar da situação e mais de cinco abordagens nos últimos três meses, ela ainda não procurou a polícia.

Outro morador, vítima do grupo na semana passada, chegou a ser ameaçado com um facão ao resistir à abordagem. Apesar do fato, também não registrou ocorrência. “Não adianta registrar. Prendem hoje, amanhã estão soltos”, diz.

Relata que pelo menos outros três amigos foram abordados no local, inclusive pessoas de Bento Gonçalves. Por vezes, moradores da Serra Gaúcha costumam utilizar o trecho como rota alternativa. A estrada também dá acesso a Santa Tereza.

BM pede colaboração

Conforme o comandante da BM de Roca Sales, sargento Jair Rosa da Silva, não ocorreram registros de cobrança irregular no trecho. “As pessoas prejudicadas devem informar o fato à polícia, para que possamos encaminhar a investigação”, ressalta.

O comandante orienta os motoristas lesados a efetuarem o registro na BM e PC local ou na cidade de Muçum. Até então, nenhum dos órgãos de segurança recebeu denúncias. Ao mesmo tempo, alguns policias confirmam a situação de abandono do trecho. No local, além das cobranças indevidas, há a construção de casas irregulares.

Acompanhe
nossas
redes sociais