Praça da Matriz vira ponto de tráfico

Você

Praça da Matriz vira ponto de tráfico

Venda de drogas ocorre em plena luz do dia, em frente à sede do comando da BM

A Praça da Matriz é ponto de uso e tráfico de drogas. Ontem, por volta das 17h, logo após duas viaturas da Brigada Militar passarem pela rua Júlio de Castilhos, cinco pessoas negociavam com um traficante. Em poucos segundos, ele deixou o local. Depois, os usuários foram até o banheiro público, onde ficaram por cerca de cinco minutos. A cena se repete todos os dias. Administração municipal tenta “reabitar” a praça para voltar a atrair visitantes.

03O local continua como um dos principais pontos turísticos da cidade, conforme a página oficial do município na internet. Mas, assim como outra indicação, a ciclovia próxima ao Rio Taquari, a atração costuma ser frequentada apenas por usuários de drogas e moradores de rua. Taxistas que trabalham na esquina da praça atestam que as badernas são corriqueiras, principalmente à noite.

Motoristas evitam os arredores da praça para estacionar. Usuários costumam pedir dinheiro e cobrar para cuidar dos veículos. A intimidação incomoda também comerciantes e moradores próximos. A venda de droga, por vezes, ocorre em frente ao prédio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) “É o tempo todo”, garante um aposentado que ainda mantém o hábito de ir à praça todas as tardes.

Os banheiros da praça passam por reformas toda semana. Pias e descargas costumam ser quebradas, para que a água dos canos seja usada pelos usuários e moradores de rua para tomar banho. As necessidades costumam ser feitas no chão. Não há qualquer vigia atuando no local, e tampouco câmeras de vigilância. A área com brinquedos das crianças, hoje, recebe poucos visitantes.

Executivo quer “reabitar” a praça

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Agricultura (Seaab) busca reocupar os espaços da praça. A ideia é construir um quiosque para ser utilizado como um ponto de gastronomia. Segundo o titular da Seaab, Ricardo Giovanella, haverá processo licitatório para concessão da estrutura. “Será semelhante ao quiosque do Parque dos Dick, mas com harmonia estética com a praça.”

Giovanella estima um investimento de R$ 50 mil na construção da estrutura. O investimento ocorre ainda no primeiro semestre de 2015, conforme o secretário. “Não queremos criar um simples boteco, mas um ponto para atrair novamente a população para um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade.”

Além disso, a administração municipal também quer instalar câmeras de vigilância, nova iluminação e internet wireless no local. Para isto, já gastou cerca de R$ 120 mil no projeto técnico para disponibilizar os aparelhos em todas as praças da cidade. A empresa responsável pela instalação da fibra óptica será contratada por meio de licitação. Ainda não há prazo para abertura do edital.

BM realiza rondas

De acordo com o tenente-coronel, César da Silva, comandante do 22o BPM, as rondas são rotineiras no local. No entanto, afirma que as apreensões são difíceis. “Como o veículo e os policiais estão identificados, os usuários se livram da droga e se dispersam antes de qualquer abordagem”, comenta. Ele não soube informar o número de prisões de traficantes naquele local.

No ano passado, a BM, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (Sthas), visitou o local para convencer moradores de rua a buscar abrigos do município. Convidou usuários de drogas para tratamento nas entidades especializadas de saúde. Apesar do esforço, a grande maioria das pessoas abordadas retorna para o local.

Acompanhe
nossas
redes sociais