Legislativo volta de férias com novidades

Você

Legislativo volta de férias com novidades

Reprodução televisiva das sessões e melhorias na infraestrutura são investimentos

A primeira sessão de 2015 inicia às 17h de hoje, no terceiro piso do Genes Work & Shop. Quatro projetos já foram apresentados pelos parlamentares, mas nenhum deles deve ir à votação neste encontro. Reunião deve servir para as eleições das comissões permanentes de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, Saúde, Educação e Meio Ambiente, além da comissão de Ação Social. Concurso público para contratar assessores segue indefinido.

02O novo presidente, Carlos Ranzi (PMDB), anuncia série de novidades na sede da câmara. A filmagem de todas as sessões e posterior transmissão no canal 20 da Net é a principal delas. O contrato de R$ 3 mil mensais firmado com a TV Informativo valerá por 12 meses, e as imagens vão ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 19h30min. O vídeo também será publicado na página oficial do Legislativo na internet.

“Queríamos a transmissão ao vivo das sessões realizadas no plenário, mas isso nos custaria o dobro do preço”, comenta. A decisão de contratar a equipe de filmagem – que utilizará três câmeras – foi tomada em conjunto com os outros dois representantes da mesa diretora, o vice-presidente Heitor Hoppe (PT) e o secretário Sérgio Rambo (PT). “É uma forma de tornar mais transparente nosso trabalho”, acrescenta Ranzi.

Ele também planeja outras formas para aumentar o público nas sessões ordinárias da câmara. Entre elas, a exposição de cartazes em murais distribuídos pela cidade, anunciando os projetos que devem entrar em votação. Hoje, isso também é disposto no site oficial e também na página do Legislativo na rede social Facebook. Nestes sites, é possível verificar gastos dos vereadores e projetos aprovados e rejeitados durante os últimos anos.

Quatro projetos apresentados

O Executivo, mesmo com o recesso de um mês no Legislativo, ainda não apresentou projetos em 2015. Por parte dos vereadores, foram quatro. O principal deles é de autoria de Ildo Salvi (PT) e prevê obrigatoriedade do uso de ponto eletrônico por funcionários contratados como cargo comissionado. Hoje, apenas servidores concursados precisam comprovar presença no local de trabalho.

Também foi encaminhada proposta para alteração de zoneamento em uma área próxima ao Centro Cultural da Univates. Após série de audiências públicas e avaliação do Conselho de Políticas Urbanas, o Legislativo optou por propor a transformação da área mista para residencial, impedindo assim a construção de prédios naquela região. As outras duas propostas são para nomeação de ruas em bairros mais distantes do centro.

Outras melhorias

Ranzi já solicitou a compra de um aparelho de GPS para ser instalado no carro oficial que está à disposição dos vereadores. Segundo ele, o aparelho servirá para dar mais transparência ao uso do bem público. “Saberemos onde ele foi, quanto andou e quanto isso representa em gastos. Eles não foram exorbitantes em 2014, mas percebemos que foi gasto quase 20% do valor estimado do veículo – R$ 19 mil – só com manutenção no ano passado”, comenta.

O novo presidente também providenciou a substituição de uma parede de tijolos de vidro por uma parede de lâminas de vidro. A peça estava danificada e oferecia risco às pessoas. Na semana que vem será implantado o novo projeto de iluminação e reforma dos assentos, do plenário. “Além disso, já foi providenciada a pintura, troca de piso e climatização da Sala de Imprensa.” Para melhorar o acesso do público às sessões, a porta principal do Genes Work & Shop ficará aberta durante o horário das sessões.

Nova sede será estudada

A construção de uma nova sede para o Legislativo volta à discussão em 2015. Ontem, Ranzi teve a primeira reunião com o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT), como presidente da câmara. Entre outros assuntos, discutiram a possibilidade de utilizar terrenos públicos para a obra. Segundo o vereador, a administração municipal se apresentou disposta a auxiliar na solução do problema, mas nenhuma área específica foi avaliada até o momento.

Acompanhe
nossas
redes sociais