Contra procriação, governo vacina 190 cães

Você

Contra procriação, governo vacina 190 cães

Campanha tenta reduzir número de animais abandonados. Canil está superlotado

oktober-2024

O aumento no número de animais abandonados no período de férias motivou uma nova campanha municipal. Nos dias 17 e 24, equipes da Secretaria do Meio Ambiente vacinaram 190 cães no bairro Imigrantes. Apesar de necessária, a ação é vista como insuficiente por parte dos moradores diante da demanda existente nos demais bairros.

03As fêmeas receberam doses de anticoncepcionais. Todos os animais foram medicados contra carrapatos. “Realizamos a mesma ação no ano passado. Nos próximos semestres, pretendemos manter o serviço”, diz o veterinário municipal, Luís Cesar Schauenberg. Segundo ele, o município busca reduzir número de animais abandonados e evitar a incidências de doenças e maus-tratos.

Schauenberg justifica a escolha do bairro Imigrantes devido aos elevados registros de abandono. “Estenderemos para outros bairros, mas ainda não temos novas datas”, enfatiza.

Por enquanto, a maneira encontrada pelo município para inibir o aumento de cães abandonados é pela aplicação da vacina hormonal, válida por seis meses. Conforme Schauenberg, o método, além de ter menor custo, permite atender um maior número de animais. Porém não é tão eficiente quanto a castração.

O município estuda maneiras de iniciar este serviço de forma gratuita. Segundo o veterinário, parte dos materiais necessários foi comprada no ano passado.

Moradores fazem alerta

Nesta semana, moradores das localidades de Novo Paraíso e Linha Lenz relataram o abandono de animais na ERS-453. Segundo eles, é comum a morte de animais por atropelamento no trecho.

Parte dos cães acaba recolhida pelos vizinhos. Mesmo assim, a reincidência preocupa. Alguns têm mais de seis bichos acolhidos. “São diversas pessoas aqui na comunidade que fazem o que podem, mas chegou num limite que não tem mais como conviver com isso”, desabafa uma das moradoras. Ressalta a necessidade de mais sensibilização das pessoas.

Posse responsável

Diante da demanda de animais em outros bairros, Schauenberg ressalta a necessidade de mais conscientização por parte dos moradores. Durante a campanha, a equipe tratou sobre a posse responsável.

Enfatizou os cuidados necessários com alimentação, higiene, espaço e atenção. “Cada dono deve garantir o bem-estar do seu animal.” Da mesma forma, pede mais atenção diante do abandono de filhotes ou cães nas ruas e rodovias, evitando a reprodução indesejada.

De acordo com o veterinário, o canil municipal tem o limite esgotado, somando 60 cães. Por isto, o município prioriza a acolhida de animais machucados ou com necessidade de cuidados especiais.

Acompanhe
nossas
redes sociais