Sem recursos, Daer se limita a fiscalizar

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Sem recursos, Daer se limita a fiscalizar

Máquinas antigas e falta de funcionários dificultam trabalho da Superintendência

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Vale do Taquari – O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) não será enfraquecido, destacou o governador José Ivo Sartori, nessa quinta-feira. A afirmação ocorreu durante encontro com a Federação Sindical dos Servidores Públicos no RS (Fessergs). Havia rumores de transferência de atribuições e funcionários à Empresa Gaúcha de Rodovia (EGR), responsável por 15 rodovias pedagiadas.

02Instituídas para conservar e recuperar a malha rodoviária estadual, as 17 superintendências do Daer já estão enfraquecidas. Trabalham com poucos funcionários, escassez recursos e uma máquinas desgastadas. O quadro de servidores encolheu 43% desde 2001. Muitos estão por se aposentar e não há previsão de concursos públicos.

A 11ª Superintendência, de Lajeado, responsável por rodovias de 47 municípios, tem 70 funcionários. Destes, 30 na sede, em Lajeado, e os demais nas capitanias. No auge, teve 300.

As máquinas são utilizadas para conservação por administração direta, mais simples, como tapa-buracos e roçada. Quando funcionam, estragam após poucas horas de uso, atestam funcionários. A maioria é da década 80, quando a execução de obras começou a ser terceirizada. Desde lá, o Estado não repassou um equipamento sequer.

Fora os pequenos reparos, o Daer tem contratos de conservação com empresas privadas, as quais fiscaliza. Também realiza alguns projetos menores, mais rápidos.

De acordo com o engenheiro da superintendência, Luciano Faustino, a falta de investimentos e de estrutura indica mudanças na forma de atuação do Daer. Acredita que, no futuro, o foco do departamento será apenas fiscalizar o andamento de obras em contrato com empreiteiras. É o que aconteceu com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Para o engenheiro, a autarquia precisa de novos maquinários ou ao menos a reformas deles. “Precisamos de equipamentos para a conservação das estradas.”

A superintendência mantém contrato de conservação na ERS-332. Das obras em andamento, a da rodovia de Relvado está quase pronta. Em Canudos do Vale, falta a construção da ponte.

Promessas

Apesar da falta de estrutura no Daer, o novo diretor-geral, Ricardo Nuñez, empossado no dia 20, propôs acabar com todos buracos nas rodovias até o fim do ano. Segundo ele, os cortes de gastos promovidos pelo governador Sartori não impedem a manutenção nas estradas, porque os projetos do Daer estão sendo executados com recursos de empréstimos já obtidos junto ao BNDES e ao Banco Mundial.

Como objetivos para o restante de seu mandato, Nuñez projeta a construção de novas rodovias para o Estado, como a ERS-118, ligação de Sapucaia do Sul ao distrito de Itapuã, em Viamão.

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O departamento foi criado para desenvolver a malha rodoviária estadual. Na década de 1940, a autarquia construiu a primeira estrada pavimentada, uma via de ligação entre Pelotas e Rio Grande.

Por 14 anos, funcionários da autarquia também faziam policiamento rodoviário em vias estaduais, tarefa que, em 1967, passou para a Brigada Militar (BM).

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