Pouco movimento antecipa liquidações

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Pouco movimento antecipa liquidações

Promoções no comércio chegam a 70% no pagamento à vista ou crédito de 24 vezes

oktober-2024

Lajeado – A maioria dos estabelecimentos centrais iniciou as liquidações de verão nesta semana. Os descontos devem minimizar a redução das vendas, consideradas comuns no período de janeiro e fevereiro. Para atrair clientes, algumas lojas chegam a oferecer liquidações de até 70% no pagamento à vista.

03A quitação em crédito também serve de opção. Alguns estabelecimentos proporcionam o parcelamento à vista em até dez vezes, sem entrada. Outras a prazo, em até 24 vezes ou com pagamento da primeira parcela em abril.

Segundo o presidente da CDL, Daniel Dullius, a antecipação nos descontos no início do ano se torna comum. “O aumento nas vendas natalinas foi de 3,5%. Índice pequeno perto dos outros anos”, ressalta.

Vê a redução das vendas como um reflexo do excesso de feriados em 2014 (devido a eventos como a Copa do Mundo) e também do maior endividamento de parte da população. Além das promoções feitas neste período, frisa a realização do Liquida Lajeado, previsto para fevereiro.

Além do comércio central, o Shopping Lajeado também divulgou uma promoção relâmpago. Neste fim de semana, as lojas oferecerão até 70% de desconto. No sábado, o atendimento ocorre das 10h às 22h e, no domingos, das 13h às 19h.

“A ideia é chamar a atenção”

A vendedora Angélica Rabaiolli estima que as vendas de janeiro alcançam um terço da quantia vendida em dezembro. Relaciona a redução ao período de férias, quando parte dos moradores vai à praia ou viaja para outras cidades.

Ao oferecer descontos de 20, 30 e 40% nos calçados e acessório femininos, pretendem facilitar a compra dos clientes. Outra possibilidade é o parcelamento de cinco vezes. “A ideia é chamar a atenção à loja.” A divulgação principal ocorre pelas redes sociais, na tentativa de economizar e direcionar as promoções ao público-alvo.

Facilidade na compra

Se para os lojistas é uma oportunidade de vender mais ou renovar o estoque, para os consumidores a liquidação vira uma forma de facilitar a compra. A aposentada Ivone Zanetti não costuma esperar os descontos para comprar produtos.

Mesmo assim, aprova o aumento no crédito, visto por ela como uma opção de pagamento. “Às vezes não é vantagem, mas não teria como pagar tudo à vista”, diz.

A última compra maior foi de uma máquina de cortar grama. O equipamento foi parcelado em 20 vezes. Ressalta o aumento nas contas de energia elétrica e alimentação como principais despesas, impossibilitando a compra de outros produtos.

A dona de casa Lordes Marlene Huff vê as promoções como uma forma de facilitar a compra. Relata preferir o crédito na tentativa de não comprometer grande parte do salário da família no mesmo mês.

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