Venda de água mineral cresce 18% no mês

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Venda de água mineral cresce 18% no mês

Estimativa da Adam aponta para mais crescimento no consumo para fevereiro

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Vale do Taquari – Indústrias e distribuidoras de água mineral faturam mais desde o início do verão. As vendas de galões de 20 litros cresceram 18% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação dos Distribuidores de Água Mineral (Adam/RS). O preço varia de R$ 10 a R$ 14.

02O número de trabalhadores no setor cresceu 10%. A maioria das contratações é temporária, de dezembro a março.

Os galões de água estão empilhados próximos da porta dos do estoques e lojas de Lajeado. À medida que a temperatura sobe, o produto é o que mais tem saída.

De acordo com o gerente de uma distribuidora de Lajeado, Ricardo Daitx, 34, as vendas no verão dobraram em relação ao período do inverno. Em média, são distribuídos cem galões por dia, a maioria no comércio. Daitx espera novas alta nas vendas fevereiro. “É quando as pessoas voltam da praia.”

O preço acompanha a escalada de vendas. Em janeiro, a água mineral encareceu quase 2%, segundo dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A garrafa de 1,5 litro custa, em média, R$ 2,10 nos mercados. Em 2012, quando o produto foi anexado à Cesta Agas, custava R$ 1,60.

Vendas crescem 43% em um ano

O crescimento de 43% nas vendas de água mineral da Fruki, em 2014, foi resultado do calor de janeiro e fevereiro. “Improvável outro resultado semelhante,” afirma o diretor presidente da empresa, Nelson Eggers. No mesmo período, a venda de refrigerantes aumentou 8%, ante a 1% da média estadual. Para 2015, a estimativa do crescimento em todos os setores é de 8%.

Apesar deste verão registrar temperaturas próximas a 35ºC, o acúmulo de chuvas registrado até a metade do mês amenizou o calor, aponta Eggers.

A Fruki engarrafa água mineral desde 2001. Lidera o setor no Estado, com a participação 38% do mercado. O preço do produto acompanha a escalada das vendas. “A água não custa nada. O caro são as embalagens de qualidade e as cerca de 600 análises diárias para manter a qualidade do produto.”

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