Taquari quer reabrir câmpus da Univates

Você

Taquari quer reabrir câmpus da Univates

Administração retoma diálogo com a Reitoria para estabelecer um novo convênio

Vale do Taquari – Reunião entre o Executivo de Taquari e a Reitoria da Univates pode significar o início de uma negociação para que a instituição de ensino volte a atuar no município. As conversas iniciaram ainda em dezembro de 2014, e um encontro realizado nesta semana fez com que as tratativas avançassem.

01Ideia é abrir cursos técnicos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão oferecidos de graça em parceria com o governo federal.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o “Maneco”, os benefícios incluem oferta de cursos técnicos e superior, além da possibilidade de alunos de Medicina fazerem residência no Isev.

“Também é uma oportunidade de aproximar a gestão municipal da academia, trazendo pesquisas, inovações tecnológicas e assessoria técnica para a melhoria da gestão”, acrescenta o secretário de Educação, Cassius da Rosa. Cerca de 280 alunos estariam aptos a ingressar no Ensino Superior naquele município.

Uma nova reunião de trabalho entre administração municipal e Univates já foi agendada. “Também iniciaremos a tratativa para receber alunos do curso de medicina da Univates e para a realização da residência médica”, afirma o secretário. O prefeito Maneco afirma também que a geração de empregos no município também depende da melhoria na oferta de cursos de qualificação profissional.

Para o reitor da instituição, Ney Lazzari, o convênio com o município cumpre com uma das metas da Univates, que é a busca pela qualificação de recursos no Vale do Taquari. “Já estamos realizando um estudo em conjunto para viabilizar a implantação de cursos profissionalizantes via Pronatec.”

Segundo ele, o projeto ainda deverá ser apresentado ao MEC e concorrer com projetos do país todo e ser contemplado. “Além disso há a necessidade de que a infraestrutura onde for oferecido o curso atenda aos critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Educação.”

Sem graduação

Lazzari informa que a Univates decidiu em seus conselhos e no planejamento estratégico que nos próximos anos não abrirá nenhum curso de graduação fora da sede, mantendo estes apenas em sua sede de Lajeado.

“O movimento feito foi o de encerrar os cursos que eram oferecidos em Teutônia, Taquari e Encantado. O último a fechar foi o de Encantado no ano de 2010, e o campus lá existente está sendo utilizado para abrigar pesquisas na área ambiental e de produção de energias alternativas.

Os cursos de graduação fora da sede, oferecidos nesses municípios, sempre tiveram muita dificuldade de se consolidarem, diz o reitor. Segundo ele, por serem muito próximos da sede em Lajeado, há preferência dos alunos em frequentar o curso onde há mais estrutura e maior fluxo de pessoas.

saiba mais

O câmpus da Univates em Taquari funcionou de 1999 a 2007, oferecendo o curso de Administração durante todo esse período. Também ofereceu os cursos de Letras e o de Pedagogia durante alguns anos.

O principal motivo para o fechamento foi a inviabilidade econômica, tendo em vista o baixo número de alunos. O curso oferecido naquele município teve, no seu auge 130 alunos.

Quando encerrado, estava com 25 alunos. O curso de Letras, oferecido entre 2000 e 2004, nunca teve mais de 22 alunos e o curso de Pedagogia, oferecido nos anos de 2003 a 2005, nunca teve mais de 15 alunos.

Acompanhe
nossas
redes sociais