Rotativo na Pasqualini está suspenso

Você

Rotativo na Pasqualini está suspenso

Administração municipal quer retomar a cobrança a partir do início de fevereiro

Lajeado – O estacionamento rotativo não vem sendo cobrado na Av. Alberto Pasqualini. Há três meses o Executivo anunciava a cobrança no trecho entre o entroncamento com a rua Júlio de Castilhos e o trevo de acesso da BR-386.

01Problemas técnicos e falta de funcionários atrapalham o serviço, que foi provisoriamente suspenso até o fim de janeiro. Departamento Municipal de Trânsito cobra agilidade da empresa Stacione Rotativo para voltar a cobrar.

De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, a empresa apresentou uma série de justificativas para não realizar a cobrança nas 126 vagas localizadas naquele trecho. “Eles nos repassaram problemas de conexão com a internet nos aparelhos utilizados para cobrança. Nosso prazo para que resolvam isso vai até o fim do mês. A intenção é retomar o serviço em todo o trecho a partir de fevereiro”, avisa.

Segundo Rodrigues, o serviço pouco funcionou naquele trecho desde outubro passado, quando a administração municipal anunciou o início da cobrança. “No início eram cinco cobradores, depois foi baixando. Por um tempo havia só um. Agora o serviço foi suspenso.” Ele informa também que a empresa já realiza a instalação de fibra óptica para melhorar o acesso à internet pelos monitores da empresa.

Garante que o Executivo não abrirá mão da cobrança naquela avenida. O espaço já constava no edital de licitação e também no contrato assinado com a Stacione Rotativo. Também falta organizar os pontos de venda de créditos nesta área.

A empresa encontra dificuldades para fechar contrato com comerciantes. Conforme a licitação, é necessário haver um local a cada 30 metros para compra ou recarga de créditos.

Existem 1.580 vagas de estacionamento rotativo no centro da cidade. As 126 previstas para a Av. Alberto Pasqualini devem gerar um incremento de quase R$ 3 mil diários aos cofres da empresa responsável pelo serviço. Deste valor, 17,8% são repassados para a administração por meio do Fundo Municipal de Trânsito. Estima-se que, desde o início do contrato, mais de R$ 300 mil já foram destinados ao executivo.

Reivindicação de comerciantes

Rodrigues sempre salientou que a cobrança naquela área é uma reivindicação antiga dos proprietários de comércios instalados ao longo da avenida. Em anos anteriores, eram comuns os registros de brigas entre alguns vizinhos de estabelecimentos comerciais, pois era rotineiro o fato de estacionaram seus próprios veículos em frente aos pontos uns dos outros.

Antes da pintura das áreas azuis, havia placas de sinalização permitindo estacionamento durante período máximo de 15 minutos. Mas poucos motoristas respeitavam, e a equipe do departamento de trânsito tinha dificuldades para fiscalizar as irregularidades. Agora, além das 117 vagas para até duas horas, há seis espaços destinados para idosos e outros três para deficientes físicos. Todos precisam de carteira especial para comprovar o benefício.

O trecho de cobrança na Av. Alberto Pasqualini possui oito quadras. A intenção da Stacione Rotativo é disponibilizar 15 monitores para atuar em toda aquela área. Serão 12 fixos e outros três reservas para atender durante a hora do almoço. Os horários do rotativo serão os mesmos do centro, com mínimo de 15 minutos e máximo de duas horas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

Acompanhe
nossas
redes sociais