Governo aposta no calçamento comunitário

Você

Governo aposta no calçamento comunitário

De cordo com secretário, município deve pavimentar todas as vias em até oito anos

Estrela – Todas as estradas do município estarão pavimentadas em 2023, projeta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann.

03O município aposta no modelo de calçamento comunitário para asfaltar, em oito anos, as cerca de cem ruas e avenidas de chão batido remanescentes, que representam 31% da malha viária.

A proposta não inclui as obras já licitadas, que iniciaram em 2014 e devem resultar em 50 vias asfaltadas ou recuperadas até dezembro.

Por meio de abaixo-assinado, moradores reivindicaram o pavimento em pelo menos 60 trechos de chão batido. Segundo Wermann, esse é o primeiro passo para firmar convênio com a administração municipal. Para o início das obras, é necessária a participação de pelo menos 85% dos moradores, que escolherão a empreiteira, sem necessidade de licitação.

O município oferece até R$ 15 mil por rua ou avenida com a instalação de meio-fio de calçada e de canos e a cedência de horas-máquina. Também se responsabiliza pela licença ambiental, projeto da obra e por pedir autorização ao Legislativo.

O maior desafio passa pelas avenidas, como a Guilherme Siepmann, com cerca de um quilômetro de extensão. Alguns trechos menores podem custar cerca de R$ 100 mil.

Outra possibilidade é a conquista de verbas por meio de emendas parlamentares, alocação de recursos públicos de deputados. Em reunião na terça-feira, na prefeitura, foi pedido empenho aos secretários para garantir emenda de seus partidários. Segundo Wermann, a maioria dos parlamentares decide em março o calendário de investimentos para o ano.

Em andamento

Até dezembro, o município terá recuperado ou asfaltado 50 trechos: 13 por meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), exigência na renovação de contrato; 24 por meio do financiamento do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac); duas de emendas parlamentares e uma com recursos próprios do município, já licitada.

As obras do Pac iniciam pelo bairro Auxiliadora. As ruas João Rohenkol, Menna Barreto e Josefina Diel devem serão as primeiras a ser concluídas. Serviços de drenagem já iniciaram no bairro Pinheiros, nas ruas Três Irmãos, Oscar Leopoldo Kasper e Julio Carlos Lohmann. Na sequência, os trabalhos começam na rua Leopoldo Edgar Sulzbach, do Indústrias.

O bairro Boa União receberá a maior parte das obras. Também será contemplada a rua João Feel, que liga a Rota do Sol à BR-386, no bairro Pinheiros. Pavimentação no loteamento Jardim das Pedras ainda depende de obras de rede de esgoto.

Acompanhe
nossas
redes sociais