Município instala barreiras na Pasqualini

Você

Município instala barreiras na Pasqualini

Departamento de Trânsito pretende melhorar fluxo em via no bairro São Cristóvão

oktober-2024

Lajeado – O Departamento Municipal de Trânsito aproveita os meses de janeiro e fevereiro para realizar alterações em diferentes ruas. Na Av. Senador Alberto Pasqualini, haverá mudanças em três trechos (ver imagem). Ao todo, pelos menos seis obras devem ocorrer no período.

03A primeira, segundo o coordenador do Departamento, Euclides Rodrigues, ocorre em frente ao Maxxi Atacado. Ao impedir a conversão à esquerda no trecho entre a rua Sidônia Prediger e Av Piraí, Rodrigues prevê redução na quantidade de cruzamentos no local e melhoria no fluxo de veículos em direção à Univates.

Pelos mesmos motivos elenca a construção de outro canteiro central no trecho entre a rua Emílio Albichequer e Av. Avelino Talini (rótula de acesso à Univates). As obras ocorrem nas próximas semanas para que os motoristas se habituem antes da volta às aulas, quando o fluxo aumento, aposta Rodrigues.

O coordenador diz que haverá a transferência do semáforo, o qual permite o acesso à rua General Mallet pela Av. Pasqualini. Este deve ficar cerca de dez metros à frente para facilitar o cruzamento no trecho. Ao mesmo tempo, abrirá mais vagas aos veículos que esperam a conversão.

As três alterações contam com o auxílio das equipes da Secretaria da Agricultura. Com as modificações, Rodrigues pretende melhorar o fluxo de veículos pelas principais ruas da cidade e, com a redução de cruzamentos, reduzir acidentes.

Na melhora da sinalização horizontal, cita a pintura das faixas de pedestres. Ontem, equipes do Departamento realizaram o serviço na rua Bento Gonçalves. Na sequência, a pintura será feita em outros trechos da área central.

Reivindicação atendida

Dentre as medidas prioritárias do Departamento, há a instalação de um semáforo no entroncamento das ruas Coelho Neto e Fábio Britto de Azambuja, no bairro São Cristóvão. A alteração atende ao pedido de moradores.

Desde a retirada das lombadas eletrônicas, há mais de um ano, a comunidade pede a instalação de redutores de velocidade. Em setembro, cerca de 40 pessoas trancaram a rua por meia hora para chamar a atenção do poder público.

Segundo Rodrigues, a instalação não ocorreu antes devido a compra dos equipamentos. O serviço será feito junto com as obras previstas até início de março.

A equipe construirá uma rótula no encontro das ruas Silva Jardim e São Sebastião, no centro. Haverá também mudanças no cruzamento das ruas Silva Jardim e João Abott. De acordo com Rodrigues, serão delimitadas duas pistas no sentido bairro/centro nas proximidades do semáforo, permitindo a conversão à esquerda.

Em licitação

Depois das mudanças previstas para janeiro e fevereiro, o município projeta adequações na Av. Benjamin Constant, nas proximidades da RS-130. Haverá a instalação de semáforo no trevo próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha.

Os condutores, que se deslocam do bairro em direção à rodovia, não poderão mais fazer a conversão à esquerda no local. Uma das opções, segundo Rodrigues, será a saída pela rua lateral à direita, em direção à rótula de acesso ao Imec.

O pedido de licitação já foi feito ao município. Segundo ele, a publicação do edital deve ocorrer nos próximos dias.

Estima o investimento de R$ 40 mil para a compra e instalação dos equipamentos, pagos com recursos do Fundo do Departamento de Trânsito.

Acompanhe
nossas
redes sociais