Governo define mudança no secretariado

Você

Governo define mudança no secretariado

Fernanda Cervi foi confirmada como responsável do setor de Administração

Lajeado – A administração municipal anunciou, ontem, a substituta do atual secretário de Administração, Nelson Noll. A escolhida é a advogada Fernanda Cervi, que ocupa hoje o cargo de assessora jurídica do município de Boa Vista do Sul. Esta deve ser a única mudança no secretariado do governo de Luís Fernando Schmidt neste início de ano. Ela assume a pasta no próximo dia 15. Até lá, cargo segue ocupado de forma interina.

01Filiada ao PMDB, Fernanda tem 31 anos e é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui também pós-graduação em Direito Público pela PUC, de Porto Alegre. A advogada tem experiência em administrações municipais, tendo atuado como assessoria jurídica nas prefeituras de Imigrante, Santa Clara do Sul, Teutônia, Dois Lajeados e Roca Sales.

A advogada foi empossada pelo prefeito em exercício, Vilson Jaques. Pela sua página pessoal do Facebook, ele reiterou a confiança na nova secretária. “Tenho certeza que ela vai dar conta do recado, é uma jovem com uma grande vontade de trabalhar.” Fernanda é uma indicação do PMDB. Ela também é filha do presidente do partido em Lajeado, Celso Cervi, e possui escritório próprio de advocacia na cidade.

Ela comenta que sempre optou e se identificou com a área pública. Iniciou atuando no gabinete do também advogado, Gilberto Keller, ex-prefeito cassado de Colinas, e coordenador regional do PMDB no Vale do Taquari. “Será um desafio muito grande, principalmente tendo que substituir a experiência do Nelson Noll. Mas estou preparada e espero desempenhar um bom trabalho por Lajeado.”

Sobre possíveis mudanças no estilo de gestão, a advogada prefere manter a cautela. “É muito cedo para falar sobre novidades. Amanhã (hoje) terei a primeira reunião com o Noll para me inteirar sobre a situação de Lajeado.”

Esta é a quarta mudança no quadro de secretário do governo Schmidt. Marquinho Lang foi o primeiro a sair, ainda em fevereiro de 2013. Ele chefiava a secretaria de Meio Ambiente. Cinco meses depois foi a vez de Jolci Léo Bolsi, então secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, pedir exoneração, dando lugar a Ivanete Maria Fracaro. O último a deixar a administração municipal foi Eduardo Gomes Muller, que atuava na Secultur.

Série de especulações

Desde dezembro, quando se aproximava a data informada por Noll para sua saída, diversos nomes surgiram como prováveis substitutos do secretário de administração. O primeiro deles foi o de Rosângela Líbio, do PMDB. Ela chegou a ser convidada, mas não aceitou o cargo. Na mesma época, Vitor Gerhardt, ex-gerente da Stacione Rotativo, também foi cogitado. Giovani Lucian, advogado, foi outra sugestão observada.

Nos últimos dias, o nome do também advogado, Fábio Gish, atual assessor jurídico da prefeitura de Cruzeiro do Sul e da câmara de vereadores de Santa Clara do Sul, ganhou força. Ele chegou a ser confirmado por alguns setores do PMDB local. No entanto, a dificuldade para romper contratos de trabalho pesou no momento da decisão. Ele é filho do vereador Waldir Gish (PP), um dos líderes da oposição no Legislativo lajeadense.

Por fim, surgiu a informação de que a ex-coordenadora regional de Educação, Marisa Bastos, poderia ser indicada pelo PT para assumir no lugar de Noll. No entanto, esta intenção nunca foi confirmada pela direção do partido, e tampouco por membros da administração municipal. Ela já havia atuado como secretária de administração em Lajeado, durante gestão do ex-prefeito, Leopoldo Feldens.

Por enquanto, sem outras mudanças

Secretário de Agricultura e Abastecimento (Seaab), Ricardo Giovanella (PMDB) recebeu convite da equipe do governador, José Ivo Sartori, para assumir cargo ligado à Secretaria Estadual da Casa Civil. Ele atuaria como um interlocutor entre os prefeitos da região e o governo do Estado. Como teria que morar em Porto Alegre, se distanciando assim da família, ele optou, nesta semana, por permanecer em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais