A força dos espetáculos

Você

A força dos espetáculos

Encenações natalinas atraem milhares de visitantes às cidades da região e artistas locais exportam talento para cidade central do estado com aporte do Ministério da Cultura. A emoção tomou conta neste mês e sensibilizou moradores de Taquari, Arvorezinha, Forquetinha, Muçum, Venâncio Aires e Santa Maria.

Vale do Taquari – Com a chegada do dia 25, muitas pessoas buscam conforto e reflexão espiritual na arte. É uma forma de satisfazer o anseio pelo real motivo das festas de fim de ano. A passagem do Natal provoca reflexão e nada melhor do que se emocionar com espetáculos repletos de luzes, fogos e encenações.

05Durante todo mês, cidades da região realizaram uma intensa programação, atendendo uma demanda cada vez mais crescente: espetáculos natalinos. Desde o dia 1º, Taquari, por exemplo, segue com atrações – a maioria concentrada na Lagoa Armênia.

No dia 23, ocorreu a mais esperada noite com a encenação do nascimento de Jesus. Uma história mesclada com a do surgimento da cidade. Índios e açorianos se encontram pela primeira vez.

Atores e atrizes caracterizam tais personagens, precursores habitantes da região. Um navio foi o palco, e a lagoa iluminada, o cenário para os fogos de artifício que encerraram a noite.

Arvorezinha. O tradicional Natal do Morro chegou à 22ª edição. O temporal do sábado dia 20 interrompeu a apresentação. Foram apenas 15 minutos de espetáculo. O temporal destruiu o cenário. Mas a magia da apresentação se manteve e emocionou fiéis e visitantes.

A IV Forquetinha Weihnachtsfest– festa natalina da cidade –, em Forquetinha, oferece aos visitantes cenários de diferentes tipos. O Parque de Exposições Christoph Bauer abriga um Papai Noel de quase dez metros.

Coqueiros, casas em estilo enxaimel, paradas de ônibus e pontes estão decoradas com as cores de dezembro. A casa do Papai Noel no alto do morro virou atração garantida para as crianças. De um lado elas sobem para visitar a casa e os pertences do bom velinho e, do outro lado, descem por num grande escorregador. Tudo iluminado.

Pelo estado – Venâncio Aires e Santa Maria receberam, por meio do Ministério da Cultura, o Projeto Luzes do Deus Menino – A História do Nascimento em Grande Produção. Com direção de Antonio Lopes e com a participação de atores de Teutônia e outras cidades do Vale do Taquari, o espetáculo integra toda comunidade.

O espetáculo foi apresentado em diversos municípios do estado e agora, com aporte do governo federal e de empresas locais, apresenta um espetáculo diferente dos anos anteriores – levando em conta a comoção local, após o episódio da Boate Kiss, em janeiro de 2013.

O Luzes do Deus Menino – A História do Nascimento em Grande Produção foi apresentado nos dias 10 e 13, na Viação Férrea de Santa Maria. A encenação foi a principal atração da programação natalina da cidade.

A peça é montada faz 13 anos, num trabalho de constantes pesquisas sobre o texto Alexandrino (tipo textual do Novo Testamento grego que predominou nos primeiros documentos bíblicos).

O espetáculo resgata a poesia no teatro e envolve boa parte da comunidade onde é apresentado. A programação conta com uma passagem em procissão em frente à Boate Kiss, local onde 242 pessoas morreram no incêndio.

Segundo o sociólogo e diretor, Antonio Lopes, o texto foi alterado preservando a essência, mas levando em consideração o fator emotivo do acontecimento que chocou o mundo. “Estamos tendo um cuidado com as cenas para levar paz, sublimidade, esperança e fé ao público”, afirma.

O projeto prepara atores locais com oficinas, montagem de cenário, confecção de figurinos, incluindo centenas de pessoas no elenco. Participantes de diferentes idades atuaram junto à equipe principal.

Noventa atores ganham a cena. Conforme o diretor, mais de cem mil volts de luz estarão disponíveis e prometem encantar o público a cada espetáculo. Em 2013, a apresentação realizada no Centro Administrativo de Teutônia atraiu cerca de quatro mil pessoas. Houve queima de cidade cenográfica, cavalaria e fogos de artifício.

O Luzes do Deus Menino é apresentado com profissionais e amadores no elenco principal. A maioria é das próprias cidades onde circula. Isso ajuda a formação de novos grupos culturais, garante Lopes. Em Venâncio Aires, este espetáculo ocorreu no dia 21, no Parque Municipal do Chimarrão. Milhares de pessoas acompanharam a encenação que envolveu cerca de 80 pessoas.

Acompanhe
nossas
redes sociais