Vale fica em segundo no Idese estadual

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Vale fica em segundo no Idese estadual

Região sobe uma posição no ranking de desenvolvimento socioeconômico do RS

Vale do Taquari – A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou na quarta-feira o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios gaúchos, referente aos anos de 2011 e 2012.

02Com 0,792 pontos, o Vale do Taquari melhorou uma posição no ranking dos Coredes em relação ao último levantamento, passando para a segunda colocação no Rio Grande do Sul. Porém, apenas dois municípios da região aparecem entre os dez melhores: Nova Bréscia, em 4°, e Westfália, em 9°. A Serra lidera o índice, com pontuação de 0,812.

A melhora do Vale do Taquari no ranking é resultado do crescimento em todos os itens da pesquisa. A avaliação é do coordenador do estudo, o economista Thomas Hyeono Kang. Segundo ele, os números estão próximos dos apresentados por regiões com alto índice de desenvolvimento, que obtêm notas acima de 0,800.

O Idese considera os indicadores de saúde, educação e renda para determinar o nível de desenvolvimento. A área da saúde obteve as melhores médias estaduais, seguindo tendência apresentada em anos anteriores. Coqueiro Baixo ficou em primeiro lugar no quesito, com 0,921 pontos. Segundo o estudo, a cidade atingiu o índice máximo no item longevidade.

Colinas, terceiro colocado com 0,919 pontos, e Doutor Ricardo, 5° com 0,912, também se destacam na área. Já Taquari (0,770), Bom Retiro do Sul (0,825) e Paverama (0,822) obtiveram as piores notas da região. A média geral do Vale do Taquari é de 0,857 pontos.

Dois municípios da região ficaram entre os dez principais do Estado nos indicadores de renda. Com 0,928 pontos, Westfália ficou em segundo lugar, superando a capital Porto Alegre, terceira colocada com 0,905. Nova Bréscia obteve 0,894 de pontuação e ficou em sétimo.

A região ficou com a quarta média no quesito, com 0,755 pontos, sendo superada pelos Coredes Noroeste Colonial, Serra e Produção. As piores avaliações do Vale ficaram com os municípios de Itapuca, 402° do Estado (0,544) e Tabaí, 405° (0,543).

Educação desequilibra

O coordenador do estudo destaca os resultados obtidos pelo Vale no quesito educação. Segundo ele, o Corede apresenta resultados consistentes em relação ao restante do Estado. “O maior contraste está nas matrículas na pré-escola, praticamente universalizadas na região.”

A região superou a Serra no quesito educação, com 0,765 pontos contra 0,736. Mesmo assim, nenhuma cidade do Vale aparece entre as dez principais. Teutônia, em 20° (791) obteve o melhor desempenho, seguido por Arroio do Meio, 26° (0,787) e Lajeado, 28° (0,784).

Conforme Kang, a maioria dos municípios com bom desempenho no setor também apresenta altas taxas de matrícula bruta no Ensino Médio. “No Ensino Fundamental, mostram bons resultados na Prova Brasil”, frisa.

No Estado, a educação foi o índice com maior aumento do Idese no período 2010-12, com 4,7% de crescimento. Entre os Coredes, a primeira colocação ficou com o Noroeste Colonial, com 0,792 pontos.

Cidades menores têm menos desigualdade

Kang observa que os maiores índices do Idese foram obtidos por municípios gaúchos com população considerada pequena. Para ele, um dos motivos é a maior desigualdade de renda e riqueza das grandes cidades, resultando em diferenças nos serviços públicos que impactam educação e saúde.

Segundo o economista, não se sabe até que ponto a proximidade das pessoas com a gestão municipal pode influenciar na melhoria das políticas públicas. “São hipóteses amplamente discutidas entre economistas e cientistas sociais para explicar este fenômeno.”

Bons indicadores de longevidade são uma característica marcante nos pequenos municípios, que ajudam a alavancar os índices de saúde. “Via de regra, renda, educação e saúde andam juntas nesses municípios.”

O Idese tem o propósito de mensurar o nível de desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul com foco na qualidade de vida da população. Sua divulgação é utilizada no desenvolvimento de políticas públicas que preencham as necessidades apontadas no estudo.

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