Domingo de chuva marca o início do verão

Você

Domingo de chuva marca o início do verão

Estação desponta com previsão de temperaturas amenas e chuvas acima da média

Vale do Taquari – O verão começa às 21h03min deste domingo. As condições do tempo na estreia da estação demonstram como deverão ser os próximos meses nas cidades de região: chuva, temperaturas amenas e risco de temporais.

01Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), desde a madrugada dessa quinta-feira, um ar mais seco atua sobre o território gaúcho, favorecendo a elevação das temperaturas.

O sol segue presente neste sábado, com previsão de calor intenso em especial à tarde, quando a máxima deve atingir 34ºC. Em função deste aquecimento, áreas de instabilidade podem se formar sobre o Estado, resultando em chuvas isoladas. A mínima fica em torno dos 20ºC.

No domingo, uma frente fria ingressa no Rio Grande do Sul e reforça as instabilidades, deixando o tempo fechado na região, com pancadas de chuva, ocasionalmente fortes, a qualquer momento.

De acordo com o CIH, também há alto risco de temporais, com significativos volumes de chuva, queda de granizo e vendavais. As temperaturas variam menos e não passam dos 29ºC, com mínima prevista em 21ºC.

Na segunda-feira, o dia ainda pode começar com nebulosidade e condições para chuva. Mas, segundo o CIH, no decorrer do perídio, um ar mais seco ingressa rapidamente no Estado e permite a melhora no tempo, com retorno do sol. As temperaturas variam dos 17ºC aos 27ºC.

A tendência é que a massa de ar seco atue sobre o Estado até, pelo menos, a quinta-feira, deixando o tempo firme com sol. As temperaturas, neste período, estarão mais amenas ao amanhecer, mas as tardes apresentarão gradual aquecimento, retornando o calor no feriado de Natal.

Influência do El Niño

Nos últimos meses, foi observado um leve aquecimento nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, ressaltam as técnicas do CIH. Caso este padrão se mantenha, nos próximos meses, pode-se configurar um fenômeno de El Niño.

Este leve aquecimento nas águas do Oceano Pacífico já interfere nas condições meteorológicas da região, visto que os últimos meses foram mais chuvosos. Também deve influenciar no regime de chuvas de janeiro, fevereiro e março, quando os volumes devem estar dentro ou acima da normal meteorológica de cada mês.

Em relação às temperaturas, se os prognósticos se confirmarem quanto à formação do fenômeno El Niño, o verão poderá ser quente e úmido. Conforme as técnicas do CIH, isto não significa a existência única de dias com temperaturas extremas. “Claro que alguns dias vão apresentar marcas muito elevadas.”

De acordo com a equipe, as mínimas ficarão um pouco acima do padrão, e as máximas, dentro da média. Isto ocorre porque, em situações de El Niño, há um maior número de dias com tempo instável, os quais apresentam menor amplitude térmica. “Logo, a sensação de calor no verão deve ocorrer mais pela presença de umidade que gera sensação de abafamento, do que pelas temperaturas extremas.”

Tais previsões se mantêm para o Litoral Norte e catarinense, o que pode frustrar o período de férias de muitos veranistas. A expectativa é de precipitações irregulares ao longo do primeiro trimestre por todo o Rio Grande do Sul.

Como deve ser o verão

Janeiro – As temperaturas devem ficar dentro da média, de 25ºC. São previstas chuvas esparsas, com grandes volumes, por todo o território gaúcho. As precipitações não devem ter tanta frequência nas cidades do Norte. No Oeste, os dias devem ser mais quentes que no Litoral.

Fevereiro – O volume de chuvas tende a reduzir em comparação a janeiro, havendo maior calor no Rio Grande do Sul e no litoral catarinense. As máximas podem superar a média em ambos estados. Apesar das altas temperaturas, não deve superar as marcas de 2014.

Março – A recorrência de chuvas deve retornar. Prognósticos indicam temperaturas mais amenas, com média entre 22ºC e 23ºC, dois graus centígrados abaixo do registrados normalmente.

Acompanhe
nossas
redes sociais