Fórum propõe recuperar espaços públicos

Você

Fórum propõe recuperar espaços públicos

Lajeado no Rumo Certo começa pelo bairro Morro 25, visando diminuir drogadição

oktober-2024

Lajeado – Espaço de discussão formado em 2007, o Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição diversifica a estratégia para diminuir o consumo de drogas na cidade. Em parceria com a Univates, lança a Operação “Lajeado no Rumo Certo”, visando recuperar espaços públicos e a autoestima de moradores.

02A ação da área comunitária do Fórum começa no bairro Morro 25, a pedido da comunidade local. Grupo com professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Univates estuda a reestruturação paisagística de uma parada de ônibus e de um terreno que virou depósito de lixo. Os locais são utilizados como ponto de uso de drogas.

Em vez de impor aos usuários a proibição do consumo de entorpecentes, a operação propõe uma mudança de comportamento. Quer que a conscientização parta da comunidade. Coordenador da área comunitária do Fórum, Alcione Malheiros dos Santos, afirma que a ação chama a atenção para o problema, mas sem o tradicional ataque às drogas. Prioriza a valorização da vida. “Queremos levar as pessoas a conhecerem o lado bom, o esporte, a família, o relacionamento comunitário.”

Coordenador-geral, o delegado Silvio Huppes afirma que a iniciativa não visa substituir o poder público, mas conscientizar a população da importância de melhorar a cidade. Garante que a ação será replicada a outros bairros se o projeto-piloto der resultados. Para 2015, anuncia ações culturais, como peças de teatro, como parte da estratégia de integrar a comunidade.

Locais apontados pela comunidade

Moradores deixam de utilizar a parada de ônibus, na Rua de Divisa, por medo da ação de usuários de drogas. No muro próximo a um curtume, na entrada do bairro, garrafas de vidro, plástico e roupas se acumulam.

Os locais foram apontados pela comunidade e por alunos do colégio Alfredo Lopes como prioridade para recuperação. “Quem sabe com a paisagem boa a coisa muda”, diz o presidente da Associação de Moradores do Bairro Morro 25, Carlos Adalberto Farias, o “Cacaio.” Ele espera que a recuperação do local iniba a ação de vândalos e de usuários de drogas. “Devem ficar constrangidos em atuar em algum local bonito.”

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jamile Weizenmann, o projeto está em fase de planejamento. “Ainda estamos em contato inicial sentindo o que de fato é a necessidade e como podemos ajudar numa futura intervenção.”

publicidade

Alunos de Comunicação Social auxiliam na divulgação da campanha, engajando escola e comunidade. Realizaram blitze em frente ao Senai e na Expovale para entregar panfletos da Operação Lajeado no Rumo Certo. O material foi desenvolvido pelos estudantes: são folhetos e adesivos. Em alguns, jovens do Morro 25 aparecem incentivando uma cidade melhor por meio da prática de esportes ou da música.

Acompanhe
nossas
redes sociais