Feira do produtor  reabre em novo local

Você

Feira do produtor reabre em novo local

Governo conclui pavilhão exclusivo para a venda

Mato Leitão – A venda de produtos coloniais no centro será retomada no início do próximo semestre, após quase um ano da suspensão das atividades. O comércio de alimentos oriundos das propriedades rurais do município volta a funcionar graças ao investimento de R$ 59,2 mil na construção de um pavilhão específico aos feirantes.


01
Os produtores costumavam se reunir na Praça da Matriz aos sábados. Mas como o ambiente carecia de infraestrutura e havia divergências quanto à ocupação do espaço, a feira enfraqueceu e, aos poucos, os oito participantes começaram a desistir.

A nova área, garante o vice-prefeito Sérgio Machado da Silva, é ideal. Localizado na rua Ervino Kuhn, nos fundos da Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), o prédio tem 90 metros quadrados. São quatro bancadas aos feirantes, incluindo sanitários.

Parte do investimento provém do governo Estadual, R$ 48,6 mil enviados a partir da Consulta Popular e Cidadã (PPC) de 2012. O restante é de contrapartida municipal. Assim que estiver pronto o pavilhão, o município organiza os feirantes e inicia obras no entorno.

Segundo Da Silva, está prevista a construção de uma academia ao ar livre e também um espaço para recreação das crianças. “Queremos inaugurar tudo isto em março, nas festividades de aniversário de Mato Leitão, mas certamente a feira começará antes”, projeta.

De acordo com o chefe da Emater na cidade, Claudiomiro Oliveira, a proposta é realizar pelo menos duas feiras por semana. Em princípio, serão escolhidos os produtores cadastrados no fornecimento da alimentação às escolas.

A feira representa uma oportunidade aos agricultores de expandirem as vendas e valorizar a matéria-prima. Para o consumidor, a compra de produtos frescos, a preços acessíveis e livres de agrotóxicos. “A partir deste espaço, esperamos incentivar as famílias a produzir e vender suas mercadorias. Eles vão se organizar, abrindo espaço inclusive para vender a outros municípios da região.”

Cidade vizinha também investe

Desde a última semana de agosto, feirantes de Santa Clara do Sul atendem em novo endereço, no ginásio municipal de esportes, defronte à rua Capitão Nicolau Klein. Antes a feira era realizada no pátio frontal da escola Professor Sereno Afonso Heisler, na avenida 28 de Maio.

O grupo monta uma associação para representar a classe na cidade. Há quatro anos vendendo alimentos semanalmente no centro, os produtores elegeram Vera Immich como presidente da entidade. Formada a associação, esperam conseguir maiores benefícios, como participar de programas e licitações para entregar às escolas municipais. A feira ocorre todas as sextas-feiras, das 14h30min às 17h30min.

Acompanhe
nossas
redes sociais